sábado, 19 de agosto de 2017

Atualidades - Revisão Final PM/AP 2017

Atualidades – Rodrigo Bandeira

01. As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015
Em meio às dificuldades políticas e econômicas, o Brasil teve sua nota de crédito rebaixada em 09 de setembro, pela agência Standard & Poor's (S&P). Com isso, o país entra no grau especulativo − a nota caiu de BBB − para BB+.

Sobre as consequências deste rebaixamento é correto afirmar que, dentre elas: 
a) Ocorre a diminuição da participação do país no comércio internacional, pois muitos exportadores deixam de exportar mercadorias para o Brasil por receio de calote.
b) Aumentam as dificuldades do país, principalmente em regiões e países onde estão estabelecidas as sedes das empresas multinacionais que atuam no Brasil.
c) Os investimentos podem ser afetados, fazendo com que as empresas enfrentem dificuldades financeiras − o que afeta o emprego e a renda do trabalhador.
d)  Aumentam os problemas diplomáticos do Brasil com os principais organismos econômico-financeiros como o Fundo Monetário Internacional − FMI e o Banco Mundial.
e) Surgem dificuldades para os governos federal e estaduais desenvolverem mecanismos de financiamento estatal sem recorrer às pedaladas fiscais.

02. Em 2012, de acordo com a Organização das Nações Uni- das (ONU), o Brasil ficou em 85º lugar quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de sua população. Tal medida é elaborada a partir de três quesitos distintos: saúde, renda e
a) acesso ao conhecimento.
b) consumo de bens e serviços.
c) casa própria.
d) emprego fixo.
e) tempo destinado ao lazer.

03. As evidências de que o uso de combustíveis fósseis tem causado danos ambientais devido ao aquecimento global são irrefutáveis. A finitude dos recursos fósseis, aliada a estes danos ambientais, tem levado a humanidade a uma busca cada vez mais intensa por fontes de energia limpas e renováveis.
(VICHI, Flavio Maron; MANSOR, Maria Teresa Castilho. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. 
Química Nova, São Paulo, 2009. v. 32, n. 3, p. 757-767).

Consideram- se fontes de energia renovável, entre outras,
a) a força do vento e o carvão mineral.
b)  o etanol e os raios solares.
c) a madeira e o xisto betuminoso.
d) o gás natural e o biodiesel.
e) o butano e a água dos rios.

04. Leia a notícia a seguir.
Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado é histórico. É a primeira vez na história moderna da França em que nenhum candidato dos principais partidos chega ao segundo turno. Rejeitados nas urnas, eles deixam um espaço em aberto para a população testar outras forças.
(Folha de S.Paulo, 23.04.17.)                                                                                       
O embate entre Le Pen e Macron marcou a disputa, respectivamente, entre
a) um projeto de centro, economicamente liberal, e um projeto de esquerda, favorável à ampliação dos direitos sociais.Parte superior do formulário

b) um projeto economicamente nacionalista, pautado na intervenção do Estado, e uma agenda reformista socialdemocrata.
c) os favoráveis ao acolhimento dos imigrantes de fora da Europa e os que defendem o fechamento das fronteiras.
d) os conservadores, que defendem o aprofundamento da globalização, e a esquerda antieuropeísta.
e) o nacionalismo xenófobo, associado à direita, e a defesa da integração européia, proposta pelo centro.

05. A crise atual entre os EUA e a Coreia do Norte se intensificou em 8 de abril, quando, após um teste de míssil frustrado pela Coreia do Norte, Trump disse ter enviado uma “armada muito poderosa” para a península coreana, uma referência ao porta-aviões USS Carl Vinson e a um grupo tático.
(G1, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/20hQJx> . Adaptado)

Entre as reações da Coréia do Norte a essa ação norte-americana, é correto identificar
a) a decisão de interromper o programa nuclear, o convite público a agentes de inspeção da ONU e a aproximação com os países vizinhos.
b) a ruptura com a moderada e conciliatória China, a ameaça de invasão da Coréia do Sul e a hostilização do Japão.
c) o seu desligamento da ONU, a expulsão dos diplomatas dos países ocidentais e a aliança com outros países comunistas.
d) o pedido de intermediação da China, o recurso à ONU para negociação e o aceno aos EUA com uma proposta de acordo.
e) a exibição pública do seu arsenal militar, a realização de novos testes de mísseis e a ameaça de um ataque nuclear preventivo.

06. Leia as notícias.
I. O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Juan Pablo Pozo, confirmou hoje a vitória do candidato governista, Lenín Moreno, nas eleições presidenciais do último domingo no país.
Em rede nacional de rádio e televisão, Pozo afirmou que, com 99,65% da apuração concluída, Moreno, do movimento de esquerda Alianza Pais tinha garantido 51,16% dos votos na disputa pela sucessão presidencial.
Ao informar sobre os “resultados oficiais irreversíveis” da apuração, Pozo detalhou que o candidato governista recebeu 5.057.149 votos, e que o opositor, Guillermo Lasso, do movimento de centro-direita Creando Oportunidades (CREO), obteve 4.827.753 (48,84%).

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-04/ conselho-eleitoral-confirma-vitoria-de-moreno, 04.04.2017).

II. A direção do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou, hoje, que não suprimiu as funções do Poder Legislativo e que é responsabilidade do próprio parlamento “reassumir” suas funções, acatando as decisões do Poder Judiciário.
“É só responsabilidade do órgão legislativo reassumir o válido exercício legal e legítimo de suas competências constitucionais ao acatar as decisões do Poder Judiciário e se submeter ao Estado de direito”, informou o Supremo em comunicado lido pelo presidente do Poder Judiciário, Maikel Moreno.
O Tribunal submeteu à revisão duas sentenças nas quais limitava a imunidade parlamentar e nas quais assumia as funções da Casa perante a persistência do “desacato” do Legislativo a várias sentenças do TSJ.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br, 01.04.2017. Adaptado)

III. Grupos de manifestantes invadiram o edifício do Congresso nesta sexta-feira, após conseguirem passar por um cordão policial, em um novo foco de incidentes violentos registrado logo depois que um grupo de 25 senadores aprovou o projeto de emenda constitucional para habilitar a polêmica reeleição presidencial.
Várias centenas de pessoas romperam a barreira policial em uma batalha campal na qual as forças da ordem dispararam balas de borracha, lançaram gás lacrimogêneo e acionaram jatos de água.
Os manifestantes destroçaram vidraças do edifício e queimaram as portas de entrada, além de lançar morteiros e pedras contra a polícia.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017- 03/manifestantes-invadem-congresso, 31.03.2017. Adaptado)

As notícias I, II e III tratam, respectivamente,
a) da Bolívia, da Colômbia e do Uruguai.
b) da Venezuela, do Peru e da Colômbia.
c) do Chile, do Equador e da Bolívia.
d) do Uruguai, do Paraguai e do Peru.
e) do Equador, da Venezuela e do Paraguai.

07. Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. Donald John Trump é um empresário e personalidade estadunidense. Ele se tornou o 45º presidente dos Estados Unidos na eleição de 2016, eleito pelo __________________ ao derrotar a candidata Hillary Clinton.
a) Partido Cristão
b) Partido Conservador Anglicano
c) Partido Republicano
d) Partido Democrata
e) Partido Comunista

08. Ártico tem ano recorde de calor e derretimento maciço de gelo. Avaliação foi publicada no Arctic Report Card 2016, relatório revisado por pares de 61 cientistas de todo o mundo. 
Disponível< http://g1.globo.com/natureza/noticia/artico-temano recorde-de-calor-e-derretimento-macico-de-gelo.ghtml>)

Sobre essa notícia é INCORRETO afirmar: 
a) O Ártico quebrou recordes de calor no ano passado, quando um ar excepcionalmente quente provocou o derretimento maciço de gelo e de neve e um congelamento tardio no outono.
b)  Os cientistas do clima dizem que as razões para o aumento do calor incluem a queima de combustíveis fósseis que emitem gases causadores do efeito estufa, que prendem o calor na atmosfera, bem como a tendência de aquecimento do oceano El Niño, que terminou no meio do ano.
c) Essa tendência de aquecimento também levou a uma cobertura de gelo adulta e grossa que derrete facilmente.
d) Nenhuma das alternativas. 

09. Os chanceleres dos países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) farão uma reunião de emergência neste sábado [1 de abril] em Buenos Aires para discutir sua reação à situação da Venezuela. O tema central deverá ser a suspensão do país do bloco econômico. É possível que se discuta uma medida ainda mais dura: a expulsão.
(Estadão, 31.03.17. Disponível em: <https://goo.gl/w9Pv4N>).

Essa possível suspensão ou expulsão deve-se
a) à aplicação da cláusula democrática, que determina alguma sanção nos casos de interrupção da ordem democrática, como estaria ocorrendo na Venezuela.
b) à realização de práticas irregulares de protecionismo e renúncia fiscal na Venezuela, contrariando as políticas de livre comércio do bloco.
C) à recusa da Venezuela em aceitar as propostas que visam à construção de uma moeda única para o bloco, o que atrasa o processo de integração.
d) aos obstáculos impostos pela Venezuela às negociações dos tratados de comércio com os EUA, destoando das decisões dos outros países do bloco.
e) à iminência de guerra civil por conta da profunda crise social que atinge a Venezuela, retirando o país da situação de paz interna exigida pelo bloco.

10. No final de 2016, faleceu o líder político latino-americano Fidel Castro. Sobre Cuba, julgue as seguintes afirmativas.
I. Com a morte de Fidel Castro, o governo passou para as mãos de Raul Castro, seu irmão.
II. O embargo econômico dos Estados Unidos em relação a Cuba encerrou-se a partir do encontro entre os dois presidentes, na Cidade do Panamá, em 2015.
III. A maior parte dos empregos na ilha está concentrada no setor estatal.
Está correto o que se afirma somente em: 
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III


“A anarquia é a mais alta expressão da ordem”.

Eliseé Reclus, geógrafo anarquista francês.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Geografia do Amapá - Exercício 2

01. (PM/AP 2007) Em 04 de fevereiro de 1758 foi elevada à categoria de vila, a Cidade de São José de Macapá. Portanto, no próximo ano, a capital do Estado do Amapá estará comemorando 250 anos de história, registrada em parte, em formas arquitetônicas e no seu processo de produção espacial que vem se intensificando nessas últimas décadas.

Com base no texto e nos conhecimentos geográficos sobre a cidade de Macapá, avalie as afirmativas abaixo.

I - A Igreja de São José e a Fortaleza de São José de Macapá representam as formas espaciais que marcam a transformação do Amapá em Território Federal, cujo principal objetivo foi defender as fronteiras da região amazônica frente à cobiça e ameaças estrangeiras.
II - A partir da década de 1990, a cidade de Macapá conhece um grande crescimento populacional e um intenso processo de expansão urbana, gerado em parte, pelo fluxo de imigrantes atraídos, sobretudo, pelo recém-criado Estado do Amapá e por políticas de desenvolvimento econômico como, por exemplo, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana.
III - A cidade de Macapá possui uma posição geográfica singular no mundo, pois está localizada na margem direita do maior rio do planeta e é cortada pela linha imaginária do Equador, que divide o mundo em oriente e ocidente.
IV - O fraco desenvolvimento econômico e a grande concentração da população do estado na cidade de Macapá têm provocado grandes problemas urbanos de ordem sócioambiental, verificados através da ocupação de espaços impróprios para moradias como, por exemplo, as áreas de várzea e de ressaca. Entre as afirmativas corretas, incluem-se,

a) apenas I, II e III.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas II e IV.
d) apenas I e III .
e) todas as afirmativas.

02. (CFS – PM/AP – 2008) O Amapá, em seu processo de ordenação espacial, sofreu grande influência de grandes projetos privados e públicos, que foram implantados, sobretudo, ao longo da segunda metade do século XX. Sobre as informações acima, analise as três assertivas abaixo e, de forma correspondente, marque a alternativa CORRETA quanto aos projetos e respectivas regiões do Amapá que as influenciaram.

I. Na década de 1950 teve início no ex-Território do Amapá, um projeto de exploração de grandes jazidas de manganês. Para poder viabilizar a exportação desse minério, foi necessária a construção da Estrada de Ferro do Amapá – EFA, o porto de Santana e dois núcleos urbanos planejados.

II. Em 1967, iniciou-se um projeto que teve, a princípio, o objetivo de integrar atividades florestais, agrícolas, minerais e industriais. Esse projeto ainda se estrutura em torno de dois núcleos urbanos principais: a cidade planejada de Monte Dourado (PA) e a cidade de Laranjal do Jarí (AP); gerada de ocupação espontânea.

III. No ano de 1985 teve início um projeto que foi concebido com a finalidade de proteger e fiscalizar o movimento na área de fronteira setentrional do país, através de ações nos setores de infra-estrutura viária, energética e de comunicações.

a) I - Projeto Jarí na região central; II - Projeto Icomi na região Sul e o III - Projeto Calha Norte na região norte do Amapá.
b) I - Projeto Icomi na região central; II - Projeto Jarí na região Sul e o III - Projeto SIVAM na região Norte do Amapá.
c) I - Projeto Icomi na região central; II - Projeto Jarí na região Sul e o III - Programa Calha Norte na região norte do Amapá.
d) I - Projeto Jarí na região norte; II - Projeto Icomi na região Sul e o III - Programa Calha Norte na região central do Amapá.
e) I - Projeto Jarí na região sul; II - Projeto Icomi na região norte e o III - Programa SIVAM na região central do Amapá.

03.
Macapaba

É manhã
Brilho de fogo sob o sol do novo dia
Meu talismã, a minha fonte de energia.
Oh deusa do meu samba,
A flor de Macapá
No manto azul da fantasia
Me faz mais forte, extremo Norte
A luz solar ilumina meu interior
Vou viajar na Linha do Equador
Emana ao meio do mundo a beleza
A força da mãe natureza, é Macapaba
O rio Beijando o Mar, encontro das águas Marejando meu olhar.

Cláudio Russo; Carlinhos Detran; J. Veloso; Gilson Dr; Kid; Marquinhos. Equinócio Solar, Viagens Fantásticas do Meio do Mundo, 2008.

Neste trecho do samba enredo da escola de Samba Beija-flor de Nilópolis do Rio de Janeiro, os autores cantam as belezas dos atrativos naturais e culturais do Amapá. Sobre eles é CORRETO afirmar que:

a) Brilho de fogo faz referência ao nome popular de um tipo de vaga-lume endêmico da região da Serra do Navio.
b) Macapaba significa terra de abundância de bacabas e era o nome da tribo indígena que habitava o local onde hoje se localiza a cidade de Macapá.
c) Devido a sua localização geográfica, a cidade de Macapá recebe grande incidência de luz solar durante os meses de Junho e Dezembro quando ocorrem os Equinócios.
d) A linha imaginária do Equador, que corta a cidade de Macapá, separa a Terra em dois hemisférios o Oriental e o Ocidental.
e) O rio beijando o mar é a expressão poética do Amazonas, em sua foz, desaguando no Oceano Atlântico o seu enorme volume hídrico e de sedimentos.

04. (PM/AP 2002) A promoção do Desenvolvimento Sustentável enquanto política pública apresenta desafios que precisam ser enfrentados e superados. No que se refere à realidade atual do Estado do Amapá pode ser considerado como desafio:
a) o isolamento geográfico uma vez que o Amapá não possui nenhuma via de comunicação com os demais estados do Brasil.
b) a excessiva concentração demográfica nos municípios de Macapá e Santana, pressionando os serviços sociais ligados à educação, à saúde e ao saneamento básico.
c) a falta de áreas adequadas para o desenvolvimento do setor produtivo.
d) a exploração predatória que provocou o esgotamento dos recursos minerais em todo o Estado.
e) a baixa densidade populacional, considerada uma das menores do Brasil.

05. (PM/AP 2002) A economia do Estado do Amapá é diretamente dependente:
a) da Área de Livre Comércio.
b) do crescimento populacional.
c) da importação de matéria-prima.
d) dos recursos naturais locais.
e) do extrativismo mineral.



06. (Oficial PM/AP 2010 - Modificada) A área em destaque no mapa refere-se a quatro municípios do norte do Amapá. Em relação as suas características é correto afirmar que o
I. Oiapoque: Estratégico para o país, por ser o único município brasileiro que faz fronteira com a Guiana Francesa. Em seu território estão demarcadas áreas protegidas, como as indígenas (Galibi, Juminã e Uaçá) e as unidades de conservação (os Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange).
II. Amapá: Único Município Amapaense onde foi criada uma república independente (República do Cunani). Em seu território são exploradas: a agricultura, a pecuária, a garimpagem e a pesca. Seus principais atrativos turísticos são a praia do Goiabal e a Cachoeira Grande.
III. Calçoene: Município onde ocorreu a disputa por território entre Brasil e França, e onde foi construída uma Base Aérea que deu apoio aos norte-americanos na segunda Guerra Mundial. Suas principais atividades econômicas são a pecuária extensiva e a pesca.
IV. Pracuúba: Um dos municípios mais novos, foi criado após a transformação do Amapá em Estado e devido aos seus ambientes naturais constitui um dos pólos pesqueiros mais importantes do Estado.

Estão CORRETAS:
(a) Apenas I, II e IV.
(b) Apenas I e III.
(c) Apenas III e IV.
(d) Apenas II e III.
(e) Apenas a IV

07. O processo de construção do espaço amapaense apresenta em seu histórico períodos de fragmentação, entretanto, foi entre os anos de 1987 e 1994 que essa ação se intensificou com a criação de 11 (onze) municípios. Assinale a opção em que se apresentam as causas do fenômeno da fragmentação territorial do Amapá neste período.
a) A transformação do Amapá em Estado, a construção de centros administrativos e a garantia de verbas federais ao Estado.
b) A instalação das Câmaras Municipais, as reivindicações políticas das elites locais e garantia de verbas federais aos municípios.
c) A abertura de concursos públicos municipais, a garantia de verbas estaduais aos municípios e a criação de Câmaras Municipais.
d) A transformação do Amapá em Estado, as reivindicações políticas das elites locais e a garantia de verbas estaduais aos municípios.
e) A transformação do Amapá em Estado, a instalação das Câmaras Municipais e a garantia das verbas federais ao Estado.

08. (Oficial PM/AP 2004) O consumo de energia elétrica, no estado do Amapá, é decorrente de vários fatores econômicos, políticos e sociais. Dentre eles, encontram-se o crescimento demográfico e a implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS).

De acordo com o texto e a partir da análise da tabela, identifica-se uma característica expressa na seguinte afirmativa:
a) o consumo de energia elétrica, nos setores comercial e industrial, aumentou consideravelmente em decorrência da implantação da ALCMS .
b) o crescimento do consumo energético comercial ocorreu, principalmente, com a expansão do mercado informal.
c) o consumo de energia elétrica residencial aumentou consideravelmente em função do crescimento demográfico do estado.
d) o consumo de energia industrial aumentou proporcionalmente ao consumo de energia residencial, em função da implantação de novas fábricas.
e) o crescimento do consumo energético industrial ocorreu em detrimento da implantação de fábricas de beneficiamento de palmito no Amapá.

09. (Oficial-Enfermeiro PM/AP 2010) “[As silvivilas são] alojamentos implantados no meio da floresta a ser ocupada pelo plantio de espécimes voltados para a celulose (...). Foram construídas residências, escolas, supermercados, centros de saúde, termoelétricas, providenciando abastecimento de água para os trabalhadores (...)”

(PORTO, Jadson. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais – 1943 a 2000. Macapá: Edição do Autor, 2007, p. 75).

O texto acima caracteriza as silvivilas que foram implantadas a partir do
a)) Projeto Jari.
b) Projeto ICOMI.
c) Programa Grande Carajás.
d) Projeto Trombetas.
e) Projeto Albrás-Alunorte.

10. (Oficial-Enfermeiro PM/AP 2010 - Adaptada) Em relação aos domínios florísticos do Amapá pode-se afirmar que:
a) floresta de várzea corresponde aos campos inundáveis, estendendo-se do Cabo Orange à foz do rio Jari.
b) manguezais são ecossistemas estritamente ligados às condições litorâneas e floresta de médio porte.
c) floresta de terra firme representa o ambiente regulador das condições naturais e é representada por formas campestres.
d) cerrado corresponde ao tipo de vegetação mais representativo do Estado, com aproximadamente 2/3 do seu território.
e) campos de várzea localizam-se nas margens dos rios e são regulados pelos regimes de marés.


Gabarito 
01. C 02. C 03. E 04. B 05. D 06. E 07. D 08. C 09. A 10. E 



www.geografiaeanarquia.blogspot.com

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Geografia do Amapá - Oficina Fecha Prova

01. Sobre a localização do Estado do Amapá, assinale a alternativa incorreta.
a) Está localizado na porção oriental da Amazônia (na desembocadura do Rio Amazonas), e está localizado ao em 3 hemisférios ao mesmo tempo.
b) Faz fronteira com os seguintes países: Guiana Francesa, Suriname e Guiana, e em sua porção leste é limitado pelo Oceano Atlântico.
c) É um Estado que possui influência de água doce e salgada, devido sua localização geográfica.
d) Em sua porção oeste e sudoeste tem limites com o Pará, e em suas porções leste e sudeste com o Oceano Atlântico e o Rio Amazonas, respectivamente.
e) Na porção setentrional faz fronteira com a Guiana Francesa, e em sua porção sudoeste com o Pará, e em sua porção nordeste é limitado pelo Oceano Atlântico.

02. Assinale a alternativa que não possui a correlação correta:
a) Florestas Densa de Terra Firme: Ocupa aproximadamente 70%, do espaço amapaense, concentrando-se na porção Oeste do Estado. Destaca-se pela sua alta biodiversidade e pela sustentação de uma massa florestal de alto porte.
b) Floresta de Várzea: configuram um ambiente primário florestal, de alto porte em plantas trepadeiras e epífitas. Ocorre em toda área fluvial (orla do Rio Amazonas) do estado do Amapá, representando cerca de 4,8% do Estado, compreendendo o canal do Norte do Rio Amazonas e áreas dos principais rios da região sujeitas à inundações por ocasião do movimento das marés, predominando espécies com raízes profundas, troncos retorcidos com casca grossa e solos ácidos, como: Sucuúba, barbatimão,Murici-vermelho, caimbé, Caju, Murici-branco.
c) Campo de várzea (ou inundáveis):constituem ambiente influenciado pelo regime pluvial sazonal, e de marés cíclicas, representam uma relação ecológica altamente especializada. Os campos de Várzea são influenciados pelas águas das chuvas e pelo regime de marés compondo um cenário de áreas deprimidas, interligada por uma intensa rede de canais com inúmeros pequenos lagos temporários ou permanentes.
d) Cerrados: é um ambiente não amazônico, provavelmente remanescente de um período remoto. Sua presença nesta região é conseqüência de drásticas alterações climáticas que marcaram a história. Sua vegetação é do tipo savanítica (cobertura vegetal aberta), com vegetação esparsa, constituída de um estrato herbáceo bastante denso e um estrato arbustivo-arbóreo, formado por elementos isolados de baixo porte.
e) Manguezal: Ocupa 2% do Estado. É caracterizado pela presença vegetação pneumatófila, em solos halófilos. Ocorre na Costa amapaense de influência salgada onde predominam espécies típicas como: mangal, tintal, siriubal,etc...

03. Sobre a economia do estado do Amapá, todas as afirmativas estão corretas , exceto:
a) A atividade pecuária atende a mais de 90% das necessidades da demanda.
b) A agricultura não consegue atender a demanda da população do Estado.
c) A exploração de manganês pela ICOMI foi durante muito tempo uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Amapá.
d) A mineração, via de regra, tem trazido sérios problemas de ordem ambiental e socioeconômica, principalmente quanto a descaracterização de paisagens naturais, poluição hídrica, evasão de tributos, proliferação de doenças de alto custo social, dentre outros.
e) O Setor Terciário sofreu acentuada dinamização com a criação da ALCMS, refletido pela abertura de novas lojas comerciais e relativo aumento na oferta de emprego.

04. Era uma rica reserva mineral de um tipo de minério básico para a produção do aço. Sua exploração foi feita por uma empresa mineira em uma associação de empresários nacionais e estrangeiros. Essa empresa instalou-se no Amapá na gestão do Presidente Getúlio Vargas.O minério foi intensamente explorado nas ultimas décadas, destinando-se principalmente à exportação”.
-Sobre o texto acima, assinale a alternativa que apresenta o minério e o projeto, respectivamente.
a) Projeto Itajobi e o Ouro
b) Projeto Carajás e o Ferro
c) Projeto Jarí e o Caulim
d) Projeto ICOMI e o Manganês
e) O Manganês e o Projeto ICOMI

05. Sobre o Projeto Jarí é correto afirmar que:
a) É um projeto instalado entre terras dos Estados do Pará e Amapá, que visa principalmente a extração do Caulim, e secundariamente a Celulose, a bubalinocultura e a rizicultura.
b) É um projeto estabelecido entre terras dos Estados do Amapá e Pará e visa principalmente a exploração do Manganês em Serra do Navio, voltando-se para a exportação, principalmente para os EUA.
c) É um projeto agroflorestal e está instalado entre o Estado do Amapá e Pará desde 1953, e visa principalmente a produção de pasta de Celulose, que ocorre em sua usina instalado em frente ao Beiradinho, atual Município de Vitória do Jarí.
d) É um projeto agroflorestal e está implantado no Amapá, às margens do Rio Jarí, o projeto cobre uma área de 1,2 milhão de hectares, e tinha como objetivo inicial produzir a rizicultura (arroz), bubalinocultura (búfalos), suinocultura (porcos) e celulose, no entanto só este último vigorou com eficiência. Sua fábrica de produção de Celulose e sua unidade geradora de energia encontram-se em terras amapaenses, onde se extrai também o Caulim no Morro do Felipe, na porção meridional do Estado, e posteriormente é transportado por um mineroduto sob o Rio Jarí até o porto de Munguba-PA.
e) É um projeto agroflorestal e está instalado em terras amapaenses e paraenses, na porção sudoeste do Estado. Para produzir papel, Ludwig comprou uma fábrica no Japão, que foi rebocada em duas etapas (uma plataforma de geração de energia e outra de produção de Celulose) e instalada às margens do Rio Jarí.

06. Sobre os aspectos populacionais do Estado do Amapá é correto afirmarmos que:
a) Sua população rural é maior que a urbana.
b) O Estado apresenta elevada densidade demográfica em sua porção sudoeste.
c) Grande parte da população que tem migrado para o Estado é proveniente principalmente do Pará, Maranhão e da ilhas entre AP e PA.
d) O Estado vem se transformando em área de emigração devido à grande chegada de migrantes provenientes principalmente do nordeste brasileiro.
e) Apesar das dificuldades, o mercado de trabalho do Estado consegue absorver a totalidade dos imigrantes que aqui chegam.

07. “Este ecossistema ocupa cerca de 6,5% do Estado do Amapá, e tem sido vítima de uma ocupação predatória, principalmente através da substituição de sua vegetação original por vegetação exótica, e mais recentemente pela expansão da fronteira agrícola. Sua vegetação é do tipo savanítica (cobertura vegetal aberta), com vegetação esparsa, constituída de um estrato herbáceo bastante denso e um estrato arbustivo-arbóreo, formado por elementos isolados de baixo porte, com presença de capões(porção de mata isolado no meio dos campos), com raízes profundas, troncos retorcidos com casca grossa e solos ácidos”
Utilizando seus conhecimentos sobre os ecossistemas do Amapá, assinale a alternativa que corresponde ao ecossistema tratado no texto:
a) Cerrado
b) Manguezal
b) Mata de Igapó
c) Floresta de várzea
d) Floresta densa de Terra Firme
e) Campos de várzea

08. “Para a construção será necessário abrir um canal de 32 quilômetros de extensão, numa área hoje ocupada por pastos, para interligar os rios Atuá e Anajás possibilitando a trafegabilidade entre ambos. Como os rios possuem trechos sinuosos, será necessário fazer a ratificação. Ao longo de toda a rota, serão feitos balizamentos e a limpeza para facilitar a navegação”.
- O texto acima refere-se à retomada de uma antiga política de integração da Amazônia, que teve papel importante na configuração atual do território brasileiro, e que hoje, com a globalização, desponta como uma alternativa de circulação entre os mercados regionais.
A partir das informações dadas, marque a opção que se refere àquela construção citada no texto.
a) Retomada da construção da rodovia Transmarajoara cujo objetivo é criar uma alça rodo-hidroviária de interligação territorial entre Macapá e Belém proporcionando a dinamização econômica do Marajó.
b) Hidrovia do rio Madeira, responsável pela exportação da soja plantada na Chapada dos Parecis, em Rondônia e noroeste do Mato Grosso.
c) Hidrovia do Marajó que tem como estratégia a integração entre o PA e o AP, reduzindo em até 1/3 o percurso fluvial entre as duas capitais estaduais, bem como a redução do preço da tonelagem do transporte carga entre as duas capitais.
d) Hidrovia Tocantins-Araguaia que será interligada à hidrovia do Tietê-Paraná, cuja finalidade é o escoamento de grãos do MERCOSUL para a UNIÃO EUROPÉIA, através dos rios amazônicos, visando deduzir pela metade o custo dos transportes.
e) Hidrovia da Costa Setentrional que, após a pavimentação da BR 156, terá como objetivo criar uma alça rodo-hidroviária de integração ligando o Brasil, através do Amapá, aos países do Platô das Guianas.

9- Sobre o estabelecimento da Transguinanense é correto afirmar que:
a) É um projeto que visa criar uma interligação rodoviária entre o Amapá e o Platô das Guianas através da ampliação da Rodovia 156, também denominada de Perimetral Norte, o que facilitará a comercialização e o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.
b) É uma rodovia que está sendo estabelecida entre o Amapá e o Platô das Guianas e que visa a intensificação das trocas comerciais entre ambos, através da ampliação da Br-156, que interligará o Amapá com a Guiana Francesa, Suriname e Guiana com o objetivo de facilitar o escoamento da produção amapaense e de pessoas, já que há facilidades para a livre e ampla circulação nesta área, visto o aumento do intercâmbio econômico.
c) Esta rodovia permitirá ligar o Amapá ao Platô das Guianas e a Roraima, passando por Caiena, Paramarimbo e Georgetown. Visa a intensificação das trocas comerciais entre estes mercados, através da ampliação da BR-156 que começa a ter forma a passos lentos do lado brasileiro.Para interligar o Brasil e a Guiana francesa será construída uma ponte com recursos binacional, sobre o Rio Oiapoque.
d) Esta Rodovia visa a interligação entre estes dois grandes mercados, visto que o Amapá seria a porta de acesso para uma maior comercialização com a União Européia, já que seu mercado consumidor e infra-estrutura são bastante atrativos, além do que haverá uma interligação também com o próprio mercado nacional através do eixo Boa Vista – Manaus.
e) Esta interligação proporcionará o ingresso do Brasil no Bloco econômico da União Européia, visto ser uma grande
economia mundial, por isso há grande interesse do Brasil em estabelecer este conexão rodoviária.

10. O Amapá possui uma grande biodiversidade. O Estado apresenta dois padrões principais, as formações florestadas, e as formações campestres. Esta última é constituída por:
a) Manguezal e cerrados
b) Cerrados e campos de Várzea
c) Manguezal e Mata de Igapó
d) Cerrado e Mata de Igapó
e) Cerrados e Florestas densa de terra firme

11. Sobre a população amapaense são aferidas as seguintes informações, julgue as corretas:
I. A maior parte da população localiza-se na porção sudeste do espaço amapaense;
II. Os municípios menos populosos são Pracuúba, Serra do Navio e Itaubal do Piririm;
III. Os mais populosos municípios amapaenses localizam-se na porção setentrional do estado;
IV. No Amapá 89,8% da população vive em áreas rurais.
Estão corretas:
a) I e II
b) I, II e III
c) I, II e IV
d) II, III e IV
e) II e IV

12. Entre os municípios abaixo, pode-se afirmar que não tem divisas com a capital Macapá:
a) Itaubal do Piririm
b) Cutias do Araguari
c) Santana
d) Mazagão
e) Ferreira Gomes.

13. Sobre o cenário do agronegócio do Amapá, julgue os itens a seguir:
I. Atualmente, no Amapá, a soja e o milho são plantados em cerca de 17 mil hectares de cerrado, distribuídos pelos municípios de Macapá, Itaubal, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho.
II. No Amapá o agronegócio apresenta-se como uma oportunidade de negócios para agricultores da região dos Lagos Amapaenses, devido ás condições favoráveis desses ambientes.
III. O segmento produtivo de grãos também abre oportunidade para a instalação de indústrias no estado, atraídas pelos incentivos da Zona Franca Verde (ZFV).
IV. Os ambientes propícios para a implantação da Soja no Amapá são a floresta de várzea e as matas de igapó.

Estão corretas:
a) I, II e III
b) I e III
c) I, III e IV
d) III
e) III e IV

14. Sobre a Hidrografia Amapaense, julgue os itens abaixo:
I. Todos os rios amapaenses deságuam no oceano Atlântico e também no Rio Amazonas.
II. Os rios Oiapoque, Calçoene e Jari são rios que deságuam no Oceano Atlântico.
III. Os lagos tem origem em antigas depressões limitadas por barreiras, que foram se formando pela deposição de sedimentos que estancaram a água.
IV. O fim da Pororoca mais famosa do Amapá também está ligado à questão dos rebanhos bubalinos.
V. As áreas de ressacas são ambientes úmidos encontrados em eixos urbanos no Amapá, principalmente nas cidades de Macapá e Santana.
Estão corretas:
a) I e II
b) III
c) I, II e III
d) I, III, Iv e V
e) III, IV e V

15. Sobre a localização amapaense e os aspectos naturais do Amapá, julgue os itens abaixo:
I. O estado do Amapá está localizado no nordeste da região Norte, e faz fronteira ao sul com o oceano Atlântico.
II. Apresenta nos padrões vegetais campestres, cerrados e campos inundáveis.
III. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha é uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de conciliar a permanência da população local, a proteção do ambiente e o desenvolvimento de atividades econômicas por meio do uso racional dos seus recursos naturais.
IV. A Floresta Estadual do Amapá (FLOTA) foi criada em 12 de julho de 2006, pela lei estadual 1028/06, com os seguintes objetivos: assegurar o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e não renováveis de forma socialmente justa e economicamente viável.
V. Está localizado em 3 hemisférios: norte, sul e ocidental.
Estão corretas:
a) I, II e III
b) II, IV e V
c) II, III, IV e V
d) II, III e V
e) Todas

16. Sobre as terras e povos indígenas do Amapá marque a alternativa incorreta.
a) O Amapá possui cinco terras indígenas em seu território.
b) A maior terra indígena do estado é a TI Waiãpi no sul do território.
c) As terras indígenas do Oiapoque são três e correspondem á 23% da área do município.
d) Os índios Palikur, Galibi Marworno, Galibi Ka´lina e Karipunas vivem no sul do estado.
e) As terras indígenas (TIs) junto com as unidades de conservação (UCs) formam o chamado corredor de biodiversidade.

17. Sobre a questão energética no Amapá, assinale a alternativa incorreta:
a) O Amapá é autossuficiente na produção energética, ressaltando que, se hoje temos problemas de energia elétrica, como falta e queda de energia constantemente, isso está mais relacionado às questões de sua distribuição que à sua produção.
b) Toda a produção hidrelétrica do Amapá está concentrada em apenas dois rios do estado, um no centro e outro no sul.
c) O Amapá possui quatro hidrelétricas que abastecem a totalidade das necessidades energéticas no Amapá, sendo que nosso estado hoje é exportador de energia elétrica a partir da integração energética nacional por meio do linhão de Tucuruí.
d) A usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, com uma potência de 78 Mw, foi implantada em 1975 no Rio Araguari e fica a 150km de Macapá. É a hidrelétrica do Amapá com menor potencial de produção energética.
e) As usinas hidrelétricas de Cachoeira Caldeirão, Paredão e Ferreira Gomes, produzem energia elétrica de fonte renovável e não poluente, com baixos impactos ambientais.


GABARITO
01. B
02. B
03. A
04. E
05. E
06. C
07. A
08. C
09. C
10. B
11. A
12. D
13. B
14. E
15. C
16. D
17. E