VESTIBULAR
2014
(UERJ)
As mesmas forças produtivas engajadas
no desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo produzem tanto a
integração como a fragmentação. As muitas variações de formas sociais de vida e
de trabalho, compreendendo grupos e classes, etnias e minorias, nações e
nacionalidades, religiões e línguas, são frequentemente recriadas.
Octavio Ianni Adaptado de Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1999.
A ilustração e o texto expressam
diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização.
Essa diferença se manifesta pela
contradição entre:
a) polarização e dispersão econômica
b) elitização e popularização financeira
c) homogeneização e diversidade cultural
d) especialização e flexibilidade
profissional
(UERJ)
No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em
Londres em 1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões
sobre a sociedade brasileira analisando a tela “A redenção de Cam”, que retrata
três gerações de uma família.
Essa pintura foi utilizada na época para indicar
a seguinte tendência demográfica no Brasil:
a) controle de natalidade
b)
branqueamento da população
c) equilíbrio entre faixas etárias
d) segregação dos grupos étnicos
(PUC-SP)
Leia: Por causa do risco iminente de extinção, a UNESCO produziu o Livro
Vermelho das Línguas Ameaçadas, hoje substituído pelo Atlas das línguas
ameaçadas do mundo [...] Os países que têm o maior número de línguas em risco
de desaparecimento, segundo o Atlas, são:
Tendo em
conta os processos e as localizações geográficas implicadas na questão das
línguas ameaçadas de extinção, nota-se que
a) várias
das línguas ameaçadas são línguas de grupos nativos preexistentes em países
originários da colonização europeia, nos quais houve a imposição da língua do
colonizador.
b) essa
perda iminente da diversidade linguística, nos países listados, deve-se à
necessidade de eliminar a própria diversidade cultural, condição necessária
para o desenvolvimento social em ambientes mais comunicativos.
c) no
Brasil, as línguas ameaçadas são várias das indígenas, em função do interesse
dos falantes dessas línguas de pertencer ao conjunto da sociedade moderna e
romper com o isolamento social em que vivem.
d) as
línguas ameaçadas, nos países listados, sobrevivem por esforço dos estados,
visto que as sociedades desses locais defendem que existam políticas públicas
para preservar as culturas minoritárias.
e) a
modernização e a globalização dominante da sociedade contemporânea tendem a
reverter o processo de ameaça de extinção de várias línguas nativas, pela sua
lógica de valorização da diversidade cultural.
VESTIBULAR 2013
(UNICAMP)
Em
novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas
proximidades da rodovia MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no
Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenas nessa região é um
fato frequente. Os povos indígenas Guarani e Kaiowá vivem em situações
precárias e em constantes conflitos com os fazendeiros da região.
(Adaptado
de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e Guarani: Aldeia Rancho Jacaré–Laguna”.
CIMI-Regional Mato Grosso do Sul.
http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=news&action=read&id=6406.
Acessado em 04/10/2012.)
a)
Apresente os principais motivos de conflitos entre indígenas e fazendeiros como
os da região mencionada no texto.
b) Cite
duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteção das populações
indígenas brasileiras.
Respostas:
a)
Questões referentes à terra que envolvem reservas indígenas não demarcadas,
instalação de posseiros não indígenas e o processo de grilagem estimulado pelos
governos em meados do século XX.
b) Demarcação e fiscalização de
temas indígenas, cadastramento dos grupos nativos e proteção às chamadas
“tribos isoladas” ainda existentes.
VESTIBULAR 2012
(UNICAMP) A noção de cidadania gerada
pela visão liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às
reivindicações da sociedade, e levou à institucionalização dos direitos civis,
direitos políticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noção de
cidadania redefine a ideia de direitos. O ponto de partida é a concepção de um
direito a ter direitos e inclui a criação de novos direitos que emergem de
lutas específicas.
a) O que são direitos civis e
direitos sociais?
b) Dentre as “novas” gerações de
direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e
coletivos e até em direitos bioéticos. Dê dois exemplos desses direitos da nova
geração.
Resposta:
a) Direitos civis são
direitos fundamentais à vida humana que permitem aos indivíduos controlarem
suas próprias vidas; referem-se às liberdades individuais fundamentais.
Exemplos: direito de viver, de ir e vir, de propriedade, de opinião, de escolher
os governantes e de escolher o próprio trabalho. Os direitos sociais, por sua
vez, referem-se aos direitos dos indivíduos diante da sociedade; aos meios de
suprir as necessidades básicas do indivíduo; ao bem-estar econômico; à
seguridade e acesso aos bens materiais e espirituais de uma sociedade (como a
cultura). Eles garantem a participação na riqueza social. Exemplos: direito ao
trabalho, remuneração justa, aposentadoria digna, descanso remunerado, à saúde,
educação, previdência social, moradia etc.
b) São exemplos de direitos da nova geração os direitos do consumidor, das mulheres, igualdade de gênero, liberdade de orientação sexual, das crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais, minorias étnicas, ao meio ambiente equilibrado, à paz, de impedir intervenções indébitas na estrutura da vida e na natureza, de se regular a criação de novas formas de vida, ao uso das tecnologias (inclusão digital)
VESTIBULAR 2011
(PUC-RIO)
CONTRA O VÉU ISLÂMICO — FRANÇA PROÍBE USO DA BURCA (14/10/2009)
CIGANOS EXPULSOS DA FRANÇA SERÃO 950 DENTRO DE UMA SEMANA (25/08/2010)
Fontes: Google.imagens.com.br e Vera
Monteiro/Agências
A partir das
imagens das reportagens selecionadas, responda o que se pede:
a) Explique o que é XENOFOBIA e como ela afeta a pluralidade cultural
no espaço europeu.
b) Indique UMA CAUSA CULTURAL da proibição do uso do véu islâmico e
UMA CAUSA ECONÔMICA da expulsão dos ciganos pelo atual governo francês.
Resposta:
a) Entende-se
por Fundamentalismo Islâmico a
interpretação particular e literal da sharia (a lei do Corão), aplicada
com fins políticos. Em oposição às ideias laicas, modernas e ocidentais, essa
interpretação afirma que, a fim de formar um Estado islâmico puro, os valores
da tradição e religião islâmica devem desempenhar um papel central na vida
econômica, social e política dos povos. Vários movimentos fundamentalistas
procuraram e ainda procuram lutar para obter e manter o controle doEstado nos
países com maioria da população de religião islâmica e ali aplicar seus
princípios. A xenofobia no espaço europeu, que é laico em sua constituição
social e política, é contraproducente já que não corresponde aos ideais de
pluralidade e convivência aos quais as sociedades européias, notadamente as
ocidentais, se basearam desde meados do século XX.
b) Dentre os interesses políticos do Estado francês contra o uso da burca
naquele país, pode-se interpretar.
1) aumentar
o controle do Estado francês sobre o terrorismo internacional, já que terroristas
podem se valer da ocultação da identidade de quem usa a burca para ampliar a
sua rede de atentados;
2) ampliar a
margem de aceitação do atual governo frente aos grupos ideológicos mais
conservadores da sociedade francesa;
3)
redimensionar a vida política e participação social das mulheres islâmicas na
sociedade francesa, para que elas lutem por igualdade de direitos de gênero
junto aos homens de sua comunidade próxima;
4)
revalorizar os costumes ocidentais na população migrante com o objetivo de
reforçar a condição de sociedade laica e liberal do franceses, sobre a qual o
país construiu a sua identidade no mundo, desdeo século
XVIII;
5) retirar a
atenção da sociedade francesa dos principais problemas sociais e econômicos que
afetam atualmente aquele país, redirecionando-o para problemas secundários.
Dentre os interesses econômicos do mesmo governo para expulsar os ciganos do país, pode-se argumentar:
1) reduzir os gastos
sociais com migrantes ilegais em um Estado fortemente endividado, notadamente
após a crise econômica iniciada em 2008;
2) diminuir o número de
casos de violência no país (principalmente a ação dos narcotraficantes e grupos
mafiosos do leste europeu), que vêm crescendo, assustadoramente, e que já
afetam os investimentos econômicos na França e o turismo;
3) ampliar o acesso ao
trabalho menos qualificado do francês de baixa renda afetado pela redução do
emprego desde a crise de 2008 e que compete agora com os imigrantes pelo acesso
aos postos de trabalho menos remunerados da economia francesa.
(UENP)
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir. Trata-se de uma entrevista com
o sociólogo Zigmunt Bauman.
Poderia falar mais amplamente sobre
os riscos da modernidade?
Uma das características do que chamo
de "modernidade sólida" era que as maiores ameaças para a existência
humana eram muito mais óbvias. Os perigos eram reais, palpáveis, e não havia
muito mistério sobre o que fazer para neutralizá-los ou, ao menos, aliviá-los.
Era óbvio, por exemplo, que alimento, e só alimento, era o remédio para a fome.
Os riscos de hoje são de outra
ordem, não se pode sentir ou tocar muitos deles, apesar de estarmos todos expostos, em algum grau, a suas
consequências. Não podemos, por exemplo, cheirar, ouvir, ver ou tocar as condições
climáticas que gradativamente, mas sem trégua, estão se deteriorando. O mesmo
acontece com os níveis de radiação e de poluição, a diminuição das
matérias-primas e das fontes de energia não renováveis, e os processos de
globalização sem controle político ou ético, que solapam as bases de nossa
existência e sobrecarregam a vida dos indivíduos com um grau de incerteza e
ansiedade sem precedentes.
Diferentemente dos perigos antigos,
os riscos que envolvem a condição humana no mundo das dependências globais
podem não só deixar de ser notados, mas também deixar de ser minimizados mesmo
quando notados. As ações necessárias para exterminar ou limitar os riscos podem
ser desviadas das verdadeiras fontes do perigo e canalizadas para alvos
errados. Quando a complexidade da situação é descartada, fica fácil apontar
para aquilo que está mais à mão como causa das incertezas e das ansiedades
modernas. Veja, por exemplo, o caso das manifestações contra imigrantes que
ocorrem na Europa. Vistos como "o inimigo" próximo, eles são apontados
como os culpados pelas frustrações da sociedade, como aqueles que põem
obstáculos aos projetos de vida dos demais cidadãos. A noção de
"solicitante de asilo" adquire, assim, uma conotação negativa, ao
mesmo tempo em que as leis que regem a imigração e a naturalização se tornam
mais restritivas, e a promessa de construção de "centros de detenção"
para estrangeiros confere vantagens eleitorais a plataformas políticas.
Para confrontar sua condição
existencial e enfrentar seus desafios, a humanidade precisa se colocar acima
dos dados da experiência a que tem acesso como indivíduo. Ou seja, a percepção
individual, para ser ampliada, necessita da assistência de intérpretes munidos
com dados não amplamente disponíveis à experiência individual. E a Sociologia, como
parte integrante desse processo interpretativo — um processo que, cumpre
lembrar, está em andamento e é permanentemente inconclusivo —, constitui um
empenho constante para ampliar os horizontes cognitivos dos indivíduos e uma
voz potencialmente poderosa nesse diálogo sem fim com a condição humana.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia.
Entrevista com Zigmunt Bauman. Tempo soc. [online]. 2004
Sobre a questão dos
imigrantes na Europa, julgue a veracidade das proposições abaixo.
I. A França começou a
ser lentamente islamizada, em consequência de ondas sucessivas de novas
migrações, nomeadamente das suas antigas colônias africanas, na sua maioria
islamizadas. O número de muçulmanos não parou de aumentar (cerca de 10% da
população francesa). Os grandes valores republicanos, com que a França
integrava facilmente os imigrantes europeus, começaram a não surtirem efeito. A
França começou então a depurar as suas referências culturais para se ajustar a
esta nova realidade.
II. A Inglaterra e a
Holanda adotaram um modelo próprio de integração: o multiculturalismo, isto é,
cada imigrantes pode ter os valores que quiser, viver como entender, praticar a
sua religião, mas não pode é interferir na ordem instituída. Tudo isto em nome
da tolerância e dos direitos do indivíduo. A verdade é que essas sociedades
acabaram por entrar numa lógica segregacionista: naturais para um lado,
estrangeiros para outro.
III. A Alemanha e a
Suíça levaram até às últimas consequências o modelo segregacionista, impondo
uma clara separação entre "naturais" e "imigrantes. Estes
últimos são mantidos, desde a sua chegada, a distância, sendo-lhes dito que não
passam de mão-de-obra descartável, sempre que a situação o exija. Apesar do
elevado número de imigrantes turcos existentes na Alemanha, a verdade é que
apenas um pequeno número conseguiu naturalizar-se alemão.
Pode-se afirmar que
é(são) verdadeira(s):
a)
todas
b) apenas II e III
c) apenas I e II
d) apenas I e III
e)
nenhuma
(UFLA) Observe as informações
abaixo:
Civilização Ocidental: herdeira das culturas
grega e romana. Dominante em vários continentes e grandes regiões. Convive com
outras culturas.
Civilização Islâmica: cultura muçulmana.
Abrange a região que vai da Turquia ao Paquistão e Bangladesh. Elemento
unificador: religião maometana.
Civilização Hindu: Abrange a Índia e países
vizinhos. Mistura de religião e filosofia é o elemento unificador. Também é
considerada um conjunto de ideias.
Indique a alternativa
que define uma “civilização”:
a)
A identidade cultural mais ampla de um povo.
b) A abrangência
regional.
c) O tipo de religião
dominante.
d) A dominação
político-social imposta.
(UNESP)
Soweto viu a Copa do
Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por
excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de
moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes
que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.
(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)
Considere as afirmações seguintes.
I. Soweto está localizado na região metropolitana de
Johanesburgo e foi a maior township da
África do Sul.
II. As townships nasceram
durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.
III. Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e
o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.
IV. Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus
problemas sociais, integrando-se totalmente ao restante da capital.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I, III e IV.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I e II.
e) II, III e IV.
(UFF)
A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas
nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23
jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de
Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para
designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin
Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã
ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a
jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo
migratório da Turquia para a Alemanha.
Folha
de São Paulo, 03/07/2010, p. D-28. Adaptação.
Com relação à inserção
de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que
ela
a) representa
a flexibilização do mercado de trabalho na União Europeia.
b) mostra
a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.
c) dificulta
os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.
d) expressa
o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.
e) reflete
a falta de programas sociais para a juventude alemã desportiva.
(UFF)
EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS
RENASCE BRANCA
“A tragédia do furacão
Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai
muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi
totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que
sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua
dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que
praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores
e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O
primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros
negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De referência, para lugar nenhum.”
Folha
de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.
Para além dos efeitos
imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de
“embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de
a) nomadismo
urbano.
b) densificação
urbana.
c) segregação
espacial.
d) exploração
demográfica.
e) migração
sazonal.
(UFRJ) Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.
Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União
Europeia.
Resposta
Dentre as razões que vêm
dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da
entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da
competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos
associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança
associada aos conflitos internos existentes na Turquia.
VESTIBULAR 2010
(UEG) Um dos grandes
desafios do século XXI para tornar o mundo melhor é o de aprender a conviver
com os outros, aceitar e respeitar os que são diferentes na cultura, na
religião, nos costumes, na sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos, as
discriminações e o racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
a) o princípio de que todos os seres humanos são iguais,
independentemente de sexo, cor da pele, orientação sexual, local de nascimento,
valores culturais, existe de direito e de fato nas sociedades democráticas.
b) o racismo consiste numa tendência a desvalorizar certos grupos
étnicos, sociais ou culturais, atribuindo-lhes características inferiores e
manifesta-se na segregação e rejeição de valores culturais.
c) os neonazistas, os carecas, os arianos, entre outros, são grupos
organizados que visam combater os preconceitos, sobretudo contra migrantes
pobres.
d) a xenofobia e a homofobia atingem em maior grau os indígenas, os
negros e a mulher, consideradosinferiores em determinadas sociedades.
(UERJ)
Cada um, de cada lugar do mundo, tem de assinalar em seu endereço eletrônico o
país onde mora e de onde fala (.br, .ar, .mx etc.); aquele que fala a partir
dos EUA não precisa apor .us ao seu endereço e, assim, é como se falasse de
lugar nenhum, tornando familiar que cada qual se veja, sempre, de um lugar determinado,
enquanto haveria aqueles que falam como se fossem do mundo e não de nenhuma
parte específica.
Adaptado de Carlos Walter Porto-Gonçalves In:
LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Buenos Aires: CLACSO,
2005.
O texto acima contém uma reflexão acerca de um aspecto importante das redes mundiais de produção e circulação de conhecimento.
Segundo
o autor, essas redes são marcadas pelo conceito de:
a) pluralismo
b) autoritarismo
c) nacionalismo
d)
etnocentrismo
(UFF) “Choque
de civilizações” é o título do livro de autoria do cientista norte-americano
Samuel Huntington, no qual são identificados conjuntos civilizacionais e seus
possíveis enfrentamentos, conforme ilustrado no mapa abaixo:
Fonte: BONIFACE, Pascal e
VÉDRINE, Hubert. Atlas do Mundo Global. São Paulo: Estação Liberdade,
2009.
A partir da análise do mapa, outro título adequado às ideias de Samuel Huntington é:
a) “O mundo Ocidental em risco”
b) “A ascensão dos nacionalismos periféricos”
c) “O triunfo global do mundo africano”
d) “O fim da história e da ideologia”
e) “O declínio das religiões imperiais”
(UERJ) Um dos grandes desafios do século XXI para
tornar o mundo melhor é o de aprender a conviver com os outros, aceitar e
respeitar os que são diferentes na cultura, na religião, nos costumes, na
sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos, as discriminações e o
racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
a)
o princípio de que todos os seres humanos são iguais, independentemente de
sexo, cor da pele, orientação sexual, local de nascimento, valores culturais,
existe de direito e de fato nas sociedades democráticas.
b) o racismo consiste
numa tendência a desvalorizar certos grupos étnicos, sociais ou culturais, atribuindo-lhes
características inferiores e manifesta-se na segregação e rejeição de valores
culturais.
c)
os neonazistas, os carecas, os arianos, entre outros, são grupos organizados
que visam combater os preconceitos, sobretudo contra migrantes pobres.
d)
a xenofobia e a homofobia atingem em maior grau os indígenas, os negros e a
mulher, considerados inferiores em determinadas sociedades.
(UNESP) Segundo
Samuel Huntington, a política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas
culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões é muito
importante.
Correlacione as duas
colunas:
Os países e suas
respectivas religiões predominantes são:
a) 1b, 2c, 3a e 4d.
b) 1c, 2a, 3d e 4b.
c) 1b, 2c, 3d e 4a.
d)
1c, 2d, 3a e 4b.
e) 1b, 2d, 3c e 4a.
VESTIBULAR 2009
(UFJF) Leia a informação a seguir, veiculada pelo jornal Correio do Brasil.
30/7/2008
20:51:30
Roma se
começa a conhecer pelo Gueto
Por Flavio
Vitari - de Roma
Apesar de
ser o centro do mundo cristão, vamos começar pelo Gueto. Isso mesmo, pelo
Gueto. Por mais extraordinário que
pareça, os judeus estão em Roma desde o século II a.C., é a comunidade mais
antiga da Europa. Por volta do séc XVI, papado de Paulo IV, começaram a ser
perseguidos, tendo início a construção das muralhas que isolariam a área por
eles habitadas, que no fascismo ficou conhecido como Gueto judaico.
Disponível em < http://www.correiodobrasil.com.br/coluna.asp?c=141563
>.
Acesso em 01/11/2008.
Com a
globalização, à medida que aumenta a mobilidade humana, aumentam os muros e as
divisões visíveis e invisíveis, aumentam os guetos. O gueto é
a) uma área definida como o espaço físico sobre o qual o Estado
exerce seu poder soberano.
b) um estado não-independente e subordinado, até certo grau, a um
poder externo ou estrangeiro.
c) um bairro de uma cidade, onde vivem os membros de uma etnia ou outro grupo
minoritário.
d) um território nacional autônomo totalmente cercado por um
território estrangeiro.
e) uma região geográfica que forma uma unidade distinta em virtude de
determinadas características.
(UNIFACS)
“O BRAZIL QUEM USA SOU EEUU”
Essa frase, retirada de
uma grafite de parede de uma cidade brasileira, é uma crítica
a) à crise nas escolas
públicas brasileiras.
b) ao alto índice de
analfabetismo da sociedade.
c) à obrigatoriedade do
ensino do Inglês nas escolas.
d)
à influência da cultura norte-americana no Brasil.
e) ao excessivo número
de filmes norte-americanos na televisão.
VESTIBULAR 2008
(UFG) A massificação da
cultura reforçada pelo crescimento das metrópoles é um fenômeno importante do
espaço contemporâneo. No mundo atual, essa massificação tem a função de
a) absorver os símbolos
e os signos dos migrantes rurais.
b)
desenvolver valores consumistas na economia de mercado.
c) inibir a ação
cultural dos movimentos sociais urbanos.
d) oferecer
entretenimento à população de baixa renda.
e) estimular a rebeldia
no interior da sociedade urbana moderna.
(UPB) Os movimentos
separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que
reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns
países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranqüilamente, enquanto
que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo
os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e
de 1990, com a questão do Apartheid, teve vários conceitos associados a
essa barreira ideológica. Nesse sentido, associe cada termo citado, na 1ª
coluna, ao respectivo significado descrito, na 2ª coluna:
(1) Muro Antiimigração
(2) Comunidade
(3) Identidade
étnico-cultural
(4) Etnia
(5) Sociedade
( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação,
contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a
segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as
comunidades
fronteiriças.
( ) Está associado(a) a determinadas formas de
organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos
humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas,
aprovadas pela
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
( ) É constituído(a) por comunidades
diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma
dada população nacional.
A seqüência correta é:
a) 1,
3, 4
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 5
d) 1, 2, 4
e) 2, 4, 5
(UNIFACS) O perfil
racial da Fundação Unipalmares é único na América do Sul e há poucas como ela
no mundo. O projeto excita e atrai muita gente, como Jairo Abud, professor
titular da Fundação Getúlio Vargas, que se apresentou à Unipalmares no início
de 2005. A diretora, acanhada, disse que não teria como pagá-lo. Ele respondeu:
“Não estou perguntando quanto ou como a senhora vai me pagar, estou dizendo que
vou dar aula aqui”.
Inevitável provocar a
diretora sobre o tema da democracia racial: “Minhas opiniões sobre isso se
aprofundaram. Hoje eu
posso falar a partir de um conhecimento empírico. Eu discordava da democraciaracial de Gilberto
Freyre, sacava as dificuldades do negro. A importância disto aqui é que nossos
alunos têm uma melhoria macro: observo mudanças no modo de eles falarem, de se
comportar, a postura, as roupas, o padrão de consumo. Eles começam a ler e
selecionar o que lêem. Não importa o que aconteça daqui pra frente, nós já
conseguimos fazer nosso aluno entender que aqui ele pode, e alguém da família dele
pode também. Olha, estou vivendo a democracia racial pela primeira vez”.
(ZIBORDI,
2007, p. 8).
A questão racial no
Brasil tem suas origens históricas na escravidão e na situação do negro após a
Abolição. Ações políticas, como a da Unipalmares, representam, no contexto da
sociedade brasileira,
01) uma comprovação da
existência da democracia racial no país, fruto da miscigenação étnica que deu
origem ao povo brasileiro.
02) uma política de ação
afirmativa, que, através de mecanismos compensatórios, busca corrigir uma
injustiça social no país.
03) o reforço do
preconceito racial, pois prova a incapacidade intelectual dos negros para
ingressarem na universidade sem mecanismos facilitadores.
04) a tese de que a
diferenciação ocorre por critérios sociais e não de cor, na medida em que não
existem manifestações de racismo na sociedade brasileira.
05) um retrocesso, ao
permitir o ingresso na universidade de pessoas desqualificadas, utilizando-se
apenas do critério racial e nenhum mecanismo de aferição de conhecimento.
Resposta: 02
VESTIBULAR 2007
(UFMG) Considerando-se
os reflexos das migrações internacionais na organização do espaço mundial, é INCORRETO afirmar que, na atualidade,
há
a) um aumento de ações
decorrentes da xenofobia que caracteriza parcela da população dos países
receptores de imigrantes.
b) um crescimento do
contingente de imigrantes ilegais, o que tem favorecido a criação de leis que
dificultam e criminalizam a presença deles nos países receptores.
c)
uma plena integração cultural e socioeconômica, no país receptor, das gerações
posteriores de imigrantes, tornadas cidadãos nacionais.
d) uma tendência à
mudança do perfil étnico, nos países receptores, em razão do número de
imigrantes recebidos e de seu comportamento demográfico diferenciado.
(UFBA) Ao longo do
século XIX, uma das discussões mais importantes foi sobre a composição racial
do povo brasileiro. Visitantes estrangeiros e boa parte da elite nacional viam
na elevada dose de “sangue” não-branco em nosso povo o grande problema do Brasil.
Ainda nas primeiras décadas do século XX, para muitos, a salvação viria pelo
“embranquecimento” através de práticas eugênicas e da imigração européia. Isso
nos redimiria do pecado da mistura.
(CASTRO,
2006, p. 98).
A análise do texto e os
conhecimentos relativos à discussão atual sobre as relações étnicas na
sociedade brasileira permitem afirmar:
(01) A “elevada dose de
‘sangue’ não-branco”, mencionada no texto, influía pouco nas hierarquias sociais
e nos critérios de participação política do Brasil no Período Monárquico.
(02) A cordialidade que
marcou a convivência cotidiana entre senhores e escravos domésticos ao longo da
história da escravidão no Brasil, explica a ausência de preconceito, racismo e
outros conflitos entre esses segmentos da sociedade, no Período Colonial.
(04) A mestiçagem entre
negros, brancos e índios registrada na História do Brasil gerou uma sociedade
integrada, harmônica, na qual as diferenças de cor estão diluídas, a ponto de
não interferirem nas relações sociais.
(08) A crença sobre a
existência de uma “democracia racial”, na qual índios, brancos, negros e mestiços
alcançam iguais oportunidades de realização social, tem contribuído para
desviar a atenção da sociedade das práticas de preconceito e de discriminação
existentes no Brasil.
(16) A busca do
“embranquecimento” pelos segmentos negros ou mestiços relaciona-se diretamente com
a pobreza, com a exclusão e com o preconceito enfrentados por eles no mercado
de trabalho, na educação e na ocupação dos espaços sociais.
(32) As desigualdades
sociais resultantes de fatores econômicos, habitacionais e educacionais, dentre
outros, aprofundam as diferenças étnicas e dificultam a tomada de consciência e
de cidadania por parte de grandes contingentes da população afro-descendente no
Brasil.
Resposta: 56 (08+16+32)
(UFG)
Leia o trecho do artigo de Demétrio Magnoli.
As
etnias hutus e tutsis foram inventadas pelo poder colonial europeu, que
encontrou uma sociedade organizada em torno de um rei de caráter sagrado, cuja
autoridade se baseava numa aristocracia de proprietários de rebanhos (os
tutsis) que subordinava a massa de camponeses (os hutus). Toda sociedade
ligava-se por laços de dependência pessoal, que asseguravam certa coesão. Tudo começou com o censo, que registrou as
duas “etnias”. Em 1926, o governo colonial emitiu documentos de identidade com
rótulos “tutsi” e “hutu”. Manuais vulgares repetem, até hoje, narrativas
históricas que opõem as etnias, usando, para tanto, razões científicas.
MAGNOLI, D. O país das cotas e do genocídio.
Folha de S. Paulo, 19 ago. 2005. Ilustrada. [Adaptado].
O autor discute a relação entre os dois grupos envolvidos no conflito ocorrido em 1994, em Ruanda. Sobre a emergência desse conflito contemporâneo, pode-se afirmar que
a)
o desacordo era anterior ao colonialismo, pois historicamente tutsis e hutus
disputavam a posse da terra.
b)
a distinção entre tutsis e hutus reforçou a oposição ao domínio colonial
europeu.
c)
o discurso histórico desqualificou a sacralidade da figura real, induzindo os
grupos à rivalidade.
d)
a exploração dos proprietários de rebanhos sobre os camponeses definia as
relações étnicas.
e) as identificações
étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o
massacre.
VESTIBULAR 2006
(UFC) Em tempos
neoliberias, o processo
de globalização, que
interliga lugares, através
da movimentação de pessoas, de valores,
de capitais e de mercadorias, pode ocasionar situações que expõem a humanidade a
condições de risco.
Entre as mais graves
e/ou sobre as
tentativas de evitá-las,
é possível destacar,
de modo correto:
a)
a difusão de preconceitos contra estrangeiros, pela crença de que as pessoas e
os produtos vindos de fora são os responsáveis pelas crises da economia e pelo
desemprego.
b) a transferência
de doenças degenerativas
pelos continentes, como
as neoplasias, as
doenças cardíacas, o Mal de Alzeimer, entre outras, até há poucos anos,
típicas de países desenvolvidos.
c) a repercussão das
crises, nas bolsas
de valores, provocadas
por conflitos armados,
que têm efeitos semelhantes entre países ricos e
pobres e entre pessoas de diferentes condições sociais.
d) a carência de
água, provocada pelo
seu consumo inadequado,
que levou o
mundo a adotar
como forma de controle a racionalização e a privatização do seu uso.
e) o desequilíbrio na
distribuição da população
mundial, solucionável através
da transferência de populações, possibilidade assegurada pelas
políticas migratórias internacionais.
(UFF) Leia o texto.
A maioria das pessoas hoje tende a
pensar em cultura como pertencendo a uma determinada sociedade: japoneses têm
cultura japonesa, franceses têm cultura francesa, americanos têm cultura
americana, e assim por diante. Mas hoje isso tem se mostrado confuso: nós
pertencemos à nossa cultura nacional específica, mas muitos de nós no mundo
afluente atual também selecionamos – ou pelo menos acreditamos que selecionamos
– aspectos de nossas vidas no que pode ser chamado de “o supermercado cultural
global”.
Um resultado disso é uma profunda
contradição (...). Sentimos que pertencemos à nossa cultura nacional específica
e acreditamos que devemos estimá-la. Mas também consumimos no supermercado
cultural global e acreditamos que podemos comprar, fazer, ser qualquer coisa do
mundo que queiramos – mas não podemos ter as duas coisas. Não podemos ter ao
mesmo tempo a escolha entre todas as culturas do mundo e a nossa própria
individualidade cultural. Ao acreditar ser possível escolher aspectos de sua vida
e da cultura do mundo todo, então onde está o seu lar? (...) Podem lar e raízes
serem simplesmente mais uma escolha do consumidor?
Gordon Mathews. Global
culture/individual identity: searching for home in the cultural supermarket.
London,
Routledge, 2000, p. 9
Identifique a opção cujo
argumento traduz corretamente as idéias apresentadas no texto.
a) A
invasão cultural estrangeira, destruindo as culturas nacionais.
b) O
consumismo indiscriminado como fator de alienação.
c) O
multiculturalismo como resultado das migrações internacionais.
d) A
perda das “raízes culturais” como decorrência lógica da urbanização.
e) A
identidade cultural problemática no contexto da globalização.
(UFPE) Este
país localiza-se no Oriente Médio, onde ocupa uma ampla península desértica. É
considerado o berço do islamismo. Anualmente, grandes migrações temporárias,
com milhões de peregrinos, dirigem-se a Meca. A riqueza do país provém da
exploração de grandes jazidas petrolíferas.
O país
descrito está indicado no mapa pelo número:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
(FGV) Em 2004 a UNB instituiu
um programa de política de ação afirmativa em seu vestibular. Posteriormente,
também a UERJ inaugurou um programa semelhante e colocou este tema em evidência
no debate nacional. Indique o item abaixo que melhor caracteriza uma política
de ação afirmativa.
a) Política
afirmativa consiste apenas na adoção de quotas de acesso a universidades, com o
objetivo de eliminar a pobreza em determinadas regiões das áreas
metropolitanas.
b) Uma
política de ação afirmativa consiste em um tipo de seleção apoiada em critérios
não discriminatórios e especialmente baseada no mérito acadêmico ou no
desempenho escolar.
c) Política
de ação afirmativa resume-se na adoção de cotas para o ingresso em universidades
ou outras instituições de ensino, com o objetivo de garantir o amplo acesso de
jovens negros às escolas públicas ou privadas.
d) Política
de ação afirmativa consiste na adoção de critérios de seleção para o ingresso a
instituições de ensino e postos de trabalho, com a finalidade de promover maior
diversidade entre os alunos, especialmente com respeito a gênero, raça, origem
social, orientação sexual e deficiência física.
e) Política
de ação afirmativa resume-se à adoção do sistema de quotas. Tal sistema refere-se
à definição de 30% das vagas universitárias para minorias e grupos étnicos.
(MACKENZIE) Sobre a criação da reserva indicada no mapa, é correto afirmar que
a)
se trata da reserva “Raposa Serra do Sol”, cuja criação é apoiada pelos índios
e criticada por fazendeiros que querem a descontinuidade da reserva.
b) se trata da reserva de Dourados, cuja a criação irá prejudicar não só os agricultores de soja, como os índios da região, que vivem da criação de gado.
c) se trata da reserva de Dourados, que beneficiará os índios de uma forma geral, mas dificultará o escoamento da produção de arroz, banana e milho.
d) representa uma área equivalente à Bélgica, chamada de Parque Indígena do Xingu com uma população inferior a cinco mil índios.
e) corresponde a reserva “Raposa Serra do Sol”, onde o Governo Federal, ONGs e ambientalistas defendem a sua efetivação e lutam para manter nela, três cidades e grandes lavouras de arroz.
b) se trata da reserva de Dourados, cuja a criação irá prejudicar não só os agricultores de soja, como os índios da região, que vivem da criação de gado.
c) se trata da reserva de Dourados, que beneficiará os índios de uma forma geral, mas dificultará o escoamento da produção de arroz, banana e milho.
d) representa uma área equivalente à Bélgica, chamada de Parque Indígena do Xingu com uma população inferior a cinco mil índios.
e) corresponde a reserva “Raposa Serra do Sol”, onde o Governo Federal, ONGs e ambientalistas defendem a sua efetivação e lutam para manter nela, três cidades e grandes lavouras de arroz.
(UEL) Analise a charge e o texto a seguir.
“A pressão de grupos
políticos e empresariais de Rondônia que defendem a liberação do garimpo atodo o custo,
principalmente pelo próprio governo do Estado que se propõe a comprar os
diamantes viaCompanhia Rondoniense de
Mineração – CMR, tem funcionado como incentivador aos garimpeiros noprocesso de invasão em
busca de diamantes”.
(SANTOS,
R. A. Índios e diamantes em Rondônia. Disponível em:
. Acesso em: 11 Jun. 2005.)
Com base na charge, no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. A charge e o texto mostram a preocupação do Governo brasileiro em
desenvolver uma Política Indigenista que vise garantir os direitos territoriais
dos povos indígenas.
II. O texto e a charge remetem à importância da política indigenista
brasileira nos últimos cinco anos e aos ganhos sociais decorrentes da garantia
dos direitos a essa população.
III. A partir da charge e do texto, é possível verificar que os povos
indígenas estão alijados do apoio oficial necessário à luta pela manutenção de
suas terras e de seus recursos naturais.
IV. A charge e o texto indicam que, em diversas instâncias, ecoam ações e
discursos contrários às reais necessidades dos povos indígenas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c)
III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
(URCA) Sobre a População Brasileira é incorreto afirmar:
a) A miscigenação
(cruzamento entre grupos étnicos) foi muito intensa no Brasil, originando os
mestiços ou pardos (como são denominados nas estatísticas oficiais): o mulato
(branco + negro); o caboclo ou mameluco (branco + índio); e o
cafuzo (índio + negro).
b)
O elemento branco que participou da formação étnica do Brasil é representado
somente pelos
portugueses, italianos e
espanhóis; c) Criou-se a FUNAI, com a principal função de aplicar o Estatuto do
índio que afirma que “cabe ao Estado garantir os usos e costumes indígenas,
bem como propiciar-lhes uma educação que vise à sua verdadeira integração na
sociedade nacional”, embora isso seja contraditório.
d) Talvez o grande
problema do Indígena na Amazônia não seja mais o extermínio físico (as
matanças) e sim o cultural, com o desaparecimento de suas línguas, costumes,
crenças e hábitos.
e) O imigrante asiático
mais importante para a o japonês, classificado nas estatísticas como “amarelo”.
(UERJ)
A luta dos negros pela
igualdade de direitos contou, nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960,
com a liderança do pacifista Martin Luther King. No Brasil, por meio de sua
música, Gilberto Gil é uma das vozes que denunciam as condições precárias de
vida de parcela dessa população. O processo histórico que deu origem à exclusão
social de parte considerável da população negra, tanto no caso
norte-americano quanto
no brasileiro, e uma de suas conseqüências estão relacionados em:
a) oficialização do apartheid
– acesso a escolas segregadas
b)
implantação do escravismo nas colônias – desvalorização do trabalho manual
c) empreendimento de
política imperialista – restrição à ocupação de cargos de liderança
d) existência de relações
escravistas na África – uso diferenciado de meios de transporte coletivos
(UEPB) Com o fim da
escravidão no Brasil, em 1888, a situação do negro sofreu bastante modificação.
Mas, teria o negro passado a desfrutar as mesmas condições econômicas e sociais
que os brancos desfrutam? Tudo parece indicar que não. O negro continua a
ocupar um lugar inferior na hierarquia social, ganhando salários menores e
vivendo em piores condições que a média da população.
Com base no texto acima,
é correto afirmar:
I. O
sistema de cotas para negros nas universidades, criado pelo Governo Federal,
tem o objetivo de facilitar o acesso de negros de baixa renda ao ensino
superior de qualidade.
II. Não
existe diferença na hierarquia social entre negros e brancos, pois ambos
recebem os mesmos salários.
III. Segundo
o Governo Federal não existe necessidade da criação de cotas, pois os negros
possuem as mesmas condições e oportunidades dos demais segmentos da sociedade
que almejam ingressar nas Universidades Públicas e Particulares.
IV. O
sistema de cotas abre caminhos para que pessoas comuns tenham uma educação
digna e de qualidade, independente de sua cor, de acordo apenas com sua
capacidade intelectual.
Está(ão) correta(s), apenas a(s) proposição(ões)
a) II,
III e IV
b) I,
II e III
c) I
d) IV
e) III
(UERJ)
Os fragmentos das letras
de música fazem referência a várias dimensões do processo de globalização
vigente no sistema capitalista, sobretudo a partir da década de 1980. Uma
característica econômica e uma tendência desse processo, respectivamente, são:
a) estatização das
empresas – homogeneização do consumo
b)
redução da intervenção estatal – padronização de culturas
c) internacionalização
dos processos de produção – diminuição da exclusão social
d) segmentação dos investimentos
internacionais – diversificação dos modelos educacionais
(CESGRANRIO)
“Que esperança tem um jovem nascido em um bairro sem
alma, cercado apenas da feiúra, aprisionado pelas muralhas cinzentas em uma
terra baldia, também cinzenta, e condenado
a uma vida
cinzenta, enquanto, em torno dele, a sociedade prefere ignorar sua situação até
que chegue a hora de reprimir, a hora de PROIBIR?”
François Mitterrand, Folha
de São Paulo, 15 nov. 2005.
As ondas
de violência como as que se alastraram pelos subúrbios de Paris, no final de
outubro de 2005, podem ser explicadas:
a) pelo agravamento das tensões
xenófobas entre a comunidade migrante na Europa e o colapso do Estado de
Bem-Estar Social que vem abandonando nas últimas décadas sua população mais
pobre.
b) pela
tentativa de barrar a entrada no continente de migrantes da África Subsaariana
como forma de fortalecer a elaboração de políticas de integração nacional entre
os países da Comunidade Européia.
c) pela
formação de guetos na periferia das cidades que são responsáveis pela
degradação dos serviços públicos e aumento da informalidade dos serviços.
d) pelas
lutas entre a pequena burguesia e os imigrantes, buscando a reforma da
sociedade para desenvolver uma política de integração das comunidades migrantes.
e) pelas
disputas entre imigrantes de diferentes etnias e religiões por empregos de
melhor remuneração, com o objetivo de elevar seu padrão de vida.
A primeira leitura da
foto nos remete ao seu aspecto mais evidente, ou seja, que a globalização chega
a todos os lugares. Porém, podemos também destacar:
a) A
forte influência que o Dalai Lama ainda exerce sobre o povo tibetano.
b) O
papel desempenhado pela informação no meio atual, capaz de exercer pressão à
invasão chinesa, através da mobilização mundial da opinião pública.
c) O
destaque dado à informática na formação dos jovens orientais.
d) O
papel que a cultura exerce na vida dos povos, a qual, mesmo sofrendo os efeitos
da globalização, constitui um importante elemento de resistência à completa
massificação.
e) A
força da ideologia e da disciplina budista como mecanismo de resistência ao
exército chinês.
(UEC) No início de novembro de 2005, os
meios de comunicação divulgavam o impacto do confronto registrado entre
policiais franceses e grupos residentes nos subúrbios de Paris, que colocou as
autoridades governamentais em uma situação bastante delicada.
Para
explicar as razões dessas manifestações populares, é correto afirmar:
a)
o fortalecimento da força política da extrema esquerda é a principal
impulsionadora desses litígios, que
motivou a conscientização dos menos favorecidos na luta pelos seus direitos
b)
a razão principal dos conflitos registrados, nos bairros pobres, é devida à
inflação acelerada, que atingiu em cheio a população pobre
c)
a evidência explicativa das manifestações sociais registradas centra-se na
expansão do radicalismo religioso na
periferia parisiense
d) agentes da revolta
ocorrida pertencem a grupos de jovens desempregados, em sua grande maioria de
origem africana ou árabe
VESTIBULARES ANTERIORES
(Adaptada da UFSCAR) Observe o mapa e a legenda.
a) Explique o que é uma civilização.
b)
Quais civilizações que mais vêm se expandindo nas últimas décadas? Mencione
dois traços característicos de cada uma delas.
Resposta:
a) Uma civilização é
formada por uma sociedade (ou sociedades) cujos povos têm traços culturais em comum, aspectos
religiosos e modos de vida (hábitos e costumes) que os unem. Através dos
tempos, as civilizações foram formadas ao conquistarem um desenvolvimento
técnico que lhes permitiram o desenvolvimento de outras atividades além da luta
pela sobrevivência. Elas podem fazer parte de um território específico, de um
território nacional, ou ter abrangência maior
extra-nacional, como é o caso da civilização ocidental ou islâmica, por
exemplo, que são formadas por vários Estados Nacionais.
b) São a civilização
ocidental típica e a islâmica.
A
civilização ocidental se caracteriza pelo desenvolvimento técnico e cientifico
cujos valores estão baseados na sociedade de consumo.
A
civilização islâmica se caracteriza pelo conservadorismo em seu modo de vida,
extremamente vinculado à religião, e concepção os
Estados devem combinar a liderança política e religiosa numa só instituição
governante.
(Unicamp)
Já foi dito que as religiões, todas elas sem exceção, nunca serviram para
aproximar e congraçar os homens, que, pelo contrário, foram e continuam a ser
causa de sofrimentos inenarráveis, de morticínios, de monstruosas violências
físicas e espirituais que constituem um dos mais tenebrosos capítulos da
miserável história humana."
(José
Saramago, 'O Fator Deus', "Folha de S. Paulo", 18/9/2001.)
a)
Considerando o texto acima, cite dois conflitos presentes no mundo atual que
têm como justificativa questões religiosas.
b)
Que outro importante aspecto pode explicar a natureza desses conflitos?
Resposta
a) Os conflitos na
Palestina e na Irlanda do Norte.
b) Os conflitos étnicos e nacionalistas se intensificaram
muito na última década, na maioria das vezes de caráter separatista, na luta
pela autonomia ou formação de um Estado Nacional independente.
(UERJ)
Samuel P. Huntington, tratando das relações internacionais, já vem defendendo
nos últimos anos a seguinte posição:
"Minha
tese é a de que a fonte fundamental de conflito neste novo mundo não será
essencialmente ideológica nem econômica. As grandes divisões na humanidade e a
fonte predominante de conflito serão de ordem cultural.(...) O choque de
civilizações dominará a política global."
("Política
Externa". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.)
Eric Hobsbawm, sobre a tragédia ocorrida nos EUA no último setembro, declara:
"Mas
falar em 'choque entre civilizações' é uma tentativa de redirecionar o
problema. (...) Cristãos e islâmicos formam uma única civilização. Ambos têm
seus valores e dogmas bem sedimentados.
Portanto,
tentar colocá-los em lados opostos é pretender fragilizar o argumento
histórico. (...) A mim, pessoalmente, parece que alguém está tentando dizer ao
presidente George Bush que sua política externa negligenciou as necessidades de
grande parte dos países árabes e islâmicos, dos países em desenvolvimento
(...).
("O
Globo", 18/09/2001.)
Considerando
as diversas análises sobre os atentados terroristas contra os EUA e a leitura
dos textos acima, formule uma afirmativa que reforce a posição do autor:
a)
do primeiro texto;
b)
do segundo texto, explicitando uma característica econômica do mundo ocidental.
a)
-
As rivalidades baseadas em diferenças étnicas, culturais e religiosas são
elementos que norteiam o chamado choque entre civilizações.
-
Os principais conflitos pós-guerra fria deslocaram o centro do conflito, antes
baseado na bipolaridade, para disputas étnicas e separatistas.
-
Os conflitos mundiais pós-guerra fria podem levar a uma interpretação que
evidencia contrastes no campo cultural entre a civilização ocidental e outras,
como a do mundo islâmico.
b)
-
As desigualdades sociais nos países capitalistas são marcadas fundamentalmente
pela posição de classe e não pela crença religiosa.
-
Ocorre grande interesse dos países centrais no controle da produção de matérias
primas estratégicas como o petróleo.
-
Existem laços históricos de dominação dos países capitalistas desenvolvidos
sobre os países tradicionalmente fornecedores de matérias primas estratégicas.
(UFF)
Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida
pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no
Oriente Médio.
Entrevistador: O senhor não
gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?
Said: (...) são inúmeros os
problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades
fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a idéia de
choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes
entidades chamadas “Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para
ver qual é a melhor.
Revista Veja, 25/06/2003
Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.
a) As
diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas
sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
b)
Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o
Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.
c) O mundo muçulmano não é homogêneo
assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser
considerados.
d) As trocas entre distintos conjuntos
civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as
civilizações.
e) A expressão “choque de civilizações”
é inapropriada para o mundo atual, pois não há conflitos relevantes no âmbito
das culturas e das religiões.
HAITI
Quando
você for convidado pra subir no adro da
Fundação
Casa de Jorge Amado
Pra
ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando
porrada na nuca de malandros pretos
De
ladrões mulatos
E
outros quase brancos
Tratados
como pretos
Só
pra mostrar aos outros quase pretos
(E
são quase todos pretos)
E
aos quase brancos pobres como pretos
Como
é que pretos, pobres e mulatos
E
quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E
não importa se olhos do mundo inteiro
...................................................................................
Não
importa nada
Nem
o traço do sobrado, nem a lente do Fantástico
Nem
o disco de Paul Simon
Ninguém
Ninguém
é cidadão
Se
você for ver a festa do Pelô
E
se você não for
pense
no Haiti
Reze
pelo Haiti
O
Haiti é aqui
O
Haiti não é aqui
...................................................................................
(http://www.gilbertogil.com.br/disconew/letras_0.htm)
Em
"Haiti", está retratada uma realidade sociopolítica observada nos
países latino-americanos, que diz respeito à questão da Cidadania e dos
Direitos Humanos. Acerca dessa questão, pode-se afirmar:
a)
O desrespeito à Cidadania e aos Direitos Humanos na América Latina, em
particular no Brasil, atinge de modo indiscriminado negros, índios e brancos,
homogeneizando as condições sociopolíticas.
b)
As sociedades latino-americanas não têm sido capazes de superar os conflitos
étnicos, fenômeno inexistente nas democracias raciais vigentes nos países
anglo-saxões da América, onde os direitos do cidadão são respeitados.
c)
A globalização econômica, que possui como pressuposto a democratização
política, tem um importante papel na ampliação dos direitos humanos das etnias
na América Latina.
d) Na América Latina, as
desigualdades socioeconômicas se entrelaçam com a discriminação étnica e
cultural, fragilizando as possibilidades de instituição de uma territorialidade
democrática que assegure os Direitos do Homem e do Cidadão.
e)
As dificuldades para se ampliar o respeito à Cidadania e aos Direitos Humanos
em territórios com forte presença de populações negras, como as do Brasil e do
Haiti, decorrem da incapacidade de adaptação desse grupo étnico às exigências
de sociedades democráticas.
(FUVEST)
Após o término da bipolaridade, característica do período da Guerra Fria, os
conflitos armados,
a)
aumentaram, devido à inegável supremacia militar dos Estados Unidos no mundo.
b)
diminuíram, devido ao surgimento de outros pólos de poder no mundo.
c)
diminuíram, devido à derrota do socialismo soviético.
d) aumentaram, devido à
retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre povos.
e)
aumentaram, devido ao crescimento de países que detêm armas nucleares.
(FUVEST)
"Hoje,
a civilização só parece progredir onde existe um clima estimulante. Uma
civilização de primeira categoria pode ser transportada de um lugar para outro
mas só pode crescer com vigor onde o clima der energia aos homens."
(Huntington,
1915)
Na
atualidade, considerando as linhas de pensamento geográfico mais modernas, a
afirmação contida no texto pode ser
a)
confirmada em numerosas áreas de colonização européia da África que não
conseguiram se desenvolver em virtude dos climas áridos e semi-áridos.
b) contestada em sua
essência, pois não são exclusivamente as condições naturais que justificam o
grau de desenvolvimento de uma região.
c)
confirmada em sua essência, pois em várias áreas da África e da América Latina
as condições climáticas adversas retardaram o progresso.
d)
contestada, pois não é o clima, mas o meio natural como um todo, o principal
fator responsável pelo fraco desenvolvimento econômico de várias partes do
mundo, a exemplo do Sahael africano.
e)
confirmada na Ásia das Monções, onde a forte concentração de chuvas num só
período do ano impediu que as influências da colonização européia promovessem o
desenvolvimento da região.
(UFSM)
Sobre o contingente da população indígena brasileira a partir do século XX,
pode-se afirmar que
I
- se verifica uma tendência de aumento desse contingente, principalmente em
função da delimitação de reservas indígenas.
II
- essa população, hoje muito reduzida (menos de 0,25%), está concentrada,
principalmente, nas regiões Norte e Centro-Oeste.
III
- a superfície total das terras indígenas equivale a um percentual pouco
significativo da área do Brasil.
IV
- ocorre um etnocídio no modo de vida, hábitos, crenças, língua, tecnologia e
costumes.
Estão corretas
a)
apenas I e II.
b)
apenas II e III.
c)
apenas I e IV.
d)
apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário