segunda-feira, 7 de março de 2016

Enem - Movimentos da Terra

1. A ORIGEM DO UNIVERSO
Big Bang
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

2. VIA LÁCTEA 
Via Láctea
A Via-Láctea é uma galáxia na qual está situado o Sistema Solar, do qual nosso Planeta é um dos astros integrantes. Este corpo de formato espiral engloba pelo menos duzentos bilhões de estrelas, embora alguns acreditem que o número destas esferas pode chegar a quatrocentos bilhões. Sua massa atinge aproximadamente um trilhão e 750 bilhões de massas solares.

3. SISTEMA SOLAR
Sistema Solar
O Sistema Solar é o conjunto de planetas, planetas anões, asteroides e demais corpos celestes que orbitam ao redor do Sol, uma estrela de pequeno porte que orbita em um dos braços da galáxia da Via Láctea. O Sol é a única estrela desse sistema, uma vez que outros sistemas solares possuem duas estrelas, sendo por isso chamados de “sistemas binários”.

4. TERRA E SEUS MOVIMENTOS
Terra e a Lua




4.1. ROTAÇÃO TERRESTRE
Rotação da Terra
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. 
Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23°27, em relação ao plano da órbita terrestre.
O movimento aparente do Sol (MAS) - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.
MAS - Movimento Aparente do Sol


4.1.1. ORIENTAÇÃO ESPACIAL



Rosa-dos-ventos


 4.1.2. LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

a) COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Meridianos e paralelos te
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da intersecção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos). 

Latitude e longitude

a.1) LATITUDE

Latitudes terrestres
Distância em graus de qualquer ponto da superfície da Terra em relação à linha do equador. Os paralelos são as linhas imaginárias usadas como referência.  As latitudes variam em 180º, sendo contadas a partir da Linha do Equador, que é a latitude 0º, responsável por dividir o planeta nos hemisférios Norte (Boreal ou Setentrional) até 90° e Sul (Austral ou Meridional) até 90°.

Zonas Térmicas da Terra

a.2)LONGITUDE
Meridianos e longitudes
Distância em graus de qualquer ponto da superfície da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich ou Inicial. Os meridanos são as linhas imaginárias usadas como referência. As longitudes variam em 360º, sendo contadas a partir do Meridiano Inicial, que é a longitude 0º, responsável por dividir o planeta nos hemisférios Leste (Oriental) até 180° e Oeste (Ocidental) até 180°.


Coordenadas geográficas



b) FUSOS HORÁRIOS

Sistema internacional de zonas de horas



4.2. TRANSLAÇÃO TERRESTRE
Translação da Terra 
O movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.
Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.


4.2.1. ESTAÇÕES DO ANO
Um mesmo local ao longo do ano
Chamamos de estação do ano cada uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano ocorrem devido à inclinação da terra em relação ao sol. Podemos dizer então que as estações são ocasionadas pelo eixo de rotação da Terra, juntamente com o movimento da mesma em torno do sol, que dura um ano e recebe o nome de translação.

Solstícios  e equinócios

a) EQUINÓCIO
Equinócio em Macapá/AP
Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus(igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.
No dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul.

b) SOLSTÍCIO
Stonehenge
Solstício consiste no fenômeno em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador, fato que provoca maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão (dia maior que a noite). Nesse momento, o outro hemisfério estará em solstício de inverno (quando a noite é maior que o dia).
Entre os dias 21 ou 22 de dezembro os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio, desencadeando o solstício de verão no Sul e o de inverno no Norte. No dia 21 ou 22 de junho, os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer, ocorrendo o solstício de verão no Norte e o de inverno no Sul.

5. LUA: O SATÉLITE NATURAL DA TERRA
A Lua
A Lua é muito grande, mede 38 milhões de quilômetros quadrados de área. Com 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste  que já foi visitado por seres humanos. A distância média da Lua à Terra é de aproximadamente 384.000km.
Homem na Lua
5.1. ORIGEM DA LUA
Esquema do processo de formação da Lua


5.2. MOVIMENTOS DA LUA
Movimentos da Lua
A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução.  O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias.
O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo. O movimento de revolução é o que ela faz ao redor da Terra. Os movimentos de rotação e revolução têm a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 28 dias.


5.3. FACE OCULTA DA LUA
Face oculta da Lua
Como a Terra e a Lua giram no mesmo tempo e no mesmo sentido nós vemos sempre a mesma face da Lua.  Isto acontece porque a força de gravidade que um planeta, em órbita, exerce sobre um objeto é maior na parte do objeto com maior massa, portanto a face da Lua que tem mais massa fica sempre voltada para a Terra.  A outra face é a chamada face oculta.

5.4. APOGEU E PERIGEU
Apogeu e Perigeu
A Lua gira numa órbita elíptica ao redor da Terra, fazendo com que, ao longo dessa trajetória, ela atinja um ponto mais próximo conhecido como perigeu (363.104 Km) e um mais distante, conhecido como apogeu (405.696 Km) da Terra.

5.5. FASES DA LUA
Fases da Lua
As fases da Lua referem-se à mudança aparente da porção visível iluminada do satélite devido a sua variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar, período no qual a Lua passa da fase nova, quando a sua porção iluminada visível passa a aumentar gradualmente até que, duas semanas depois ocorra a lua cheia e, cerca de duas semanas seguintes, volta a diminuir e o satélite entra novamente na fase nova.

Fases da Lua em agosto de 2007

5.6. ECLIPSES
Eclipses lunar e solar
Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

5.7. MARÉS
Marés
Marés são as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravitacional da Terra.

*Material usado nas aulas do Curso Mérito turmas do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário