sexta-feira, 18 de março de 2016

Questões de Atualidades - Mundo

01. Sobre a questão do aumento do nível do mar nos últimos anos, marque a alternativa INCORRETA:


a) O nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992, tendência que deverá manter-se nos próximos anos.

b) As costas da Ásia e Oceania, no Pacífico, juntamente com o Mediterrâneo Oriental e a costa da América foram as mais prejudicadas pela subida do nível do mar.

c) O aquecimento global, provocado principalmente pela atividade humana, é o principal culpado pelo aumento do nível dos oceanos e dos mares.

d) Um grupo de cientistas da Nasa apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros inferior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões.

e) A subida do nível da água do mar põe em risco o futuro de inúmeras cidades e povoações costeiras, ameaçando fazer desaparecer uma série de ilhas e até países inteiros.


02. Sobre a recente posição dos Estados Unidos em relação às emissões de carbono na atmosfera e a realização da Conferência do Clima de Paris, a COP 21, marque a alternativa INCORRETA:

a) O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou em agosto desse ano, um plano que pretende reduzir em 32% a emissão de carbono das centrais termoelétricas até 2030.

b) O chamado Plano Energia Limpa, ou Clean Power Plan, propõe um cronograma de ações para minimizar o impacto do aquecimento global no mundo. No entanto, serão mantidas as atuais formas de produção de energia sem redução das emissões.

c) O Plano Energia Limpa anunciado por Obama era esperado dentro do país e também pela comunidade internacional, em um momento em que as Nações Unidas se preparam para a Conferência do Clima de Paris, a COP 21.

d) Obama disse que as termoelétricas são responsáveis por um terço da contaminação total por carbono em território norte-americano, e que, por isso, a decisão é considerada uma das mais importantes tomadas até agora pelo país.

e) A COP 21 em Paris, será realizada no mês de dezembro, e os países do mundo tentarão, mais uma vez, assinar um protocolo global e um plano conjunto para combater os efeitos das mudanças climáticas.


03. Sobre a atual tendência demográfica global, marque a alternativa INCORRETA:

a) A tendência demográfica que a ONU apresenta em um relatório publicado em 2015 confirma o crescimento homogêneo, entre países e continentes, da população global.

b) A África será o continente com o maior crescimento demográfico, e a Nigéria, o país cuja população vai aumentar mais rapidamente.

c) A Índia ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo em 2022, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes.

d) O crescimento da população será 
acompanhado por um aumento da idade média e da redução das mortes infantis no mundo.

e) A Europa é o continente com as maiores taxas de envelhecimento, com um aumento de 34% em 2050 de pessoas com mais de 60 anos.


04. Sobre o acordo nuclear assinado pelo Irã, marque a alternativa INCORRETA:

a) O acordo sobre o programa nuclear iraniano, assinado no dia 14 de julho em Viena após 21 meses de negociações, está incluído num documento com aproximadamente 100 páginas, um texto principal e cinco anexos. 

b) O plutônio é, com o urânio, a outra matéria fóssil que pode ser usada na fabricação de uma bomba atômica. O acordo de Viena autoriza o Irã a produzir plutônio com poder militar.

c) O Irã vem negando reiteradamente que realizou pesquisas com a meta de desenvolver uma arma nuclear, embora durante anos tenha freado um inquérito da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU.

d) O aiatolá Ali Khamenei aprovou em outubro, o acordo nuclear do Irã com potências mundiais, mas disse que o governo iraniano deve resguardar elementos centrais de seu programa nuclear até que as alegações sobre suas supostas dimensões militares no passado sejam esclarecidas.

e) O principal objetivo dos iranianos consistia em obter o fim das múltiplas sanções (da Organização das Nações Unidas, Estados Unidos e Europa) que prejudicam o desenvolvimento do país.  


05. Sobre o desempenho econômico dos BRICS, marque a alternativa INCORRETA:

a) No ano passado, a Índia já havia desbancado do ranking de maiores economias a Rússia que, como o Brasil, vem enfrentando uma crise acentuada.

b) Em 2015, a previsão é de que a economia russa tenha o pior resultado do grupo, com uma recessão de 3,7%, contra uma queda de 3,3% da economia brasileira.

c) Segundo o banco Merrill Lynch, o ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China - que até agora era o país que mais crescia no clube das grandes economias.

d) Apesar do acelerado crescimento econômico indiano e da crise econômica brasileira, o Brasil continuará sendo a sétima maior economia do mundo em 2015.

e) A Índia é um grande importador de petróleo e vem se beneficiando dos baixos preços do produto no mercado internacional, enquanto grandes exportadores, como a Rússia, saem perdendo.


06. Sobre as crises econômicas globais ocorridas nos últimos anos, marque a alternativa INCORRETA:

a) A atual crise econômica está afetando principalmente as economias mais desenvolvidas do mundo, como os Estados Unidos e a Alemanha, no restante do planeta a economia mantém-se intacta.

b) A crise econômica de 2008 teve início nos Estados Unidos e foi fruto da especulação financeira muito acentuada no setor imobiliário, a bolha especulativa acabou estourando e levando milhares de pessoas a perderem suas casas.

c) Em 2012 a crise econômica tornou-se muito forte na Europa e países como Espanha, Portugal, Irlanda, Itália e Grécia foram os que mais sofreram, e alguns, como a Grécia assim sofrem até hoje.

d) A atual crise econômica é muito mais forte em países em desenvolvimento como o Brasil e a Rússia, e tende a se estender pelo ano de 2016, gerando a quebra de vários setores da economia e desemprego em massa.

e) Todas essas crises econômicas estão interligadas, e demonstram que a globalização do sistema capitalista é cada vez mais profunda, e geradora de maior interdependência entre os países.


07. Sobre a Guerra civil na Síria, marque a alternativa INCORRETA:

a) A Guerra Civil Síria começou em 2011, e já são mais de 250 mil mortos, e mais de 11 milhões de pessoas deslocadas de suas residências, grande parte delas passando a viver em campos de refugiados.

b) As potências mundiais se encontram em lados opostos no conflito, enquanto os Estados Unidos apóia o regime sírio, a Rússia apóia grupos rebeldes que lutam para derrubar o regime.

c) O Estado Islâmico luta contra o regime sírio, e ao mesmo tempo contra vários outros inimigos, como por exemplo, os curdos e outros grupos rebeldes de linha moderada.

d) A origem do conflito está associada às manifestações da Primavera Árabe em território sírio que pediam o fim do regime e que acabaram sendo duramente reprimidas pelo governo.

e) A guerra civil síria envolve mais de 1000 grupos rebeldes, e já gerou o êxodo em massa para outros países de mais de 6 milhões de pessoas.


08. Sobre O Estado Islâmico, marque a alternativa INCORRETA:

a) O Estado Islâmico também pode ser identificado pelas siglas ISIS, EIIL, ou ainda pela sigla DAESH. Atualmente Abu Bakr -al Baghdadi é o seu líder máximo e califa.

b) O grupo Estado Islâmico é um grupo fundamentalista religioso sunita que utiliza o terrorismo como um de seus métodos de ação. É considerado pela própria Al Qaeda como um grupo truculento.

c) O Estado Islâmico auto-proclamou seu Califado nos territórios ocupados na Síria e no Iraque, fato que foi imediatamente reconhecido pela comunidade internacional e que faz dele o mais novo membro da ONU.

d) O Daesh ou Estado Islâmico é um grupo fundamentalista religioso que tem suas origens nos conflitos envolvendo os EUA no Iraque. O grupo nasceu em território Iraquiano da fusão de vários grupos.

e) Os bombardeios feitos pela Rússia contra alvos do Estado Islâmico, apesar de causar baixas ao grupo, não foram suficientes para destruí-lo efetivamente.


09. Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou carnes processadas como substâncias causadoras de câncer, incluindo-as no mesmo grupo em que se encontra o tabaco. Sobre o assunto marque a alternativa INCORRETA:

a) A OMS categoriza em quatro classes o perigo que substâncias ou situações representam à saúde. São considerados "comprovadamente cancerígenos aos humanos" os 118 agentes contidos na categoria "1".

b) De acordo com estimativas da OMS, o tabaco mata até metade dos usuários da substância - que pode ser fumada ou mascada. A cada ano, mais de 5 milhões de pessoas morrem em decorrência do fumo.

c) A OMS estima que, em 2015, cerca de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos morreram em decorrência da exposição à poluição. A poluição do ar é um problema de saúde pública que depende, exclusivamente, do estilo de vida dos indivíduos.

d) A IARC (Agência Internacional de Pesquisa de Câncer), um dos braços da OMS, é quem elabora a lista das substâncias cancerígenas, ou situações de risco, mais comumente presentes no dia a dia das pessoas.

e) Adicionado recentemente à lista das substâncias cancerígenas, a carne vermelha processada é amplamente consumida no mundo industrializado. Bacon, linguiça e presunto fazem parte do café da manhã da maioria das famílias e abandonar esses ingredientes é a nova recomendação da OMS.


10. Sobre a questão dos refugiados na Europa, marque a alternativa incorreta:

a) O maior grupo de refugiados que tem entrado na Europa é o de sírios, em função da Guerra Civil no país que já dura desde 2011 e que já deslocou milhões de pessoas de seus lares.

b) O destino preferencial dos refugiados que entram na Europa é a Alemanha por ser a economia mais rica do continente. No entanto, a principal porta de entrada tem sido a Grécia, por sua localização.

c) A principal rota dos imigrantes clandestinos e refugiados para entrar na Europa tem sido pelo Mar Mediterrâneo, onde milhares de pessoas já perderam suas vidas na travessia.

d) Os países europeus encontram-se super receptivos á entrada dos refugiados, inclusive deixando as fronteiras nacionais livres de fiscalização e construindo abrigos para todos os migrantes que chegam.

e) Os milhares de migrantes que tem chegado à Europa vindos da Síria, são em sua maioria homens em idade produtiva, que buscam oportunidades de trabalho e emprego nesse continente.

GABARITO 
01. D
02. B
03. A
04. B
05. D
06. A
07. B
08. C
09. C
10. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário