sexta-feira, 18 de março de 2016

Questões de Atualidades - Amapá

01. Sobre a questão da energia elétrica no Amapá, marque a alternativa INCORRETA:
a) O presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Ângelo do Carmo, afirmou em 20 de agosto desse ano, que as constantes quedas de energia em todo o estado deverão cessar em até dois anos.
b) Até março de 2015 o sistema amapaense ainda era 70% dependente da queima de óleo diesel, processo termoelétrico cuja geração é de alto custo. Os outros 30% que completavam o fornecimento são fornecidos pela Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.
c) Hoje o estado do Amapá conta com 4 usinas hidrelétricas, 3 no rio Araguari, Usina Coaracy Nunes, Usina Ferreira Gomes e Usina Cachoeira Caldeirão, e uma no rio Jari, a Usina de Santo Antônio do Jari.
d) Um importante benefício garantido pela interligação energética Tucuruí-Macapá-Manaus, é a redução do consumo anual de 1,2 bilhões de litros de combustível fóssil, eliminando a emissão de 3 milhões de toneladas de gás carbônico por ano.
e) Com a interligação do Amapá ao SIN (Sistema Interligado Nacional), e a entrada em operação das novas usinas hidrelétricas, foi possível o fim dos apagões e a aposentadoria do Parque Termelétrico de Santana, que já não é mais necessário para a produção de energia elétrica no estado.


02. Sobre a questão do possível FIM DA POROROCA, marque a alternativa INCORRETA:
a) O fenômeno, que foi palco de surfistas na costa Leste do Amapá, sofreu danos causados pela ação do próprio homem, segundo especialistas, com a construção de três hidrelétricas e a criação de búfalos às margens do rio Araguari, que corta sete municípios amapaenses.
b) A pororoca é um fenômeno caracterizado por ondas formadas pelo encontro das águas do rio Araguari com a do oceano Atlântico. No Amapá, ela chamou atenção de várias partes do mundo.
c) O secretário estadual de meio ambiente Marcelo Creão, destacou a influência do desmatamento próximo ao rio, o que provoca desbarrancamentos. Com isso, aumenta a extensão dos canais e do próprio rio, além de colaborar para o assoreamento e consequente diminuição do volume e velocidade da água. 
d) As possibilidades levantadas por especialistas para o fim da pororoca são a soma de três fatores: a existência de duas hidrelétricas no rio Araguari, a abertura de canais para levar águas à fazendas e a degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.
e) Existem canais abertos com até 350 metros de largura, maior que alguns trechos do próprio Araguari. A Federação de Pecuária do Amapá rebateu e avaliou que as três hidrelétricas são responsáveis pela degradação do rio.


03. Sobre as tragédias ocorridas no Amapá nos últimos anos, marque a alternativa INCORRETA:
a) Em março de 2013, um píer flutuante do porto da empresa Anglo Ferrous em Santana, desabou em razão de uma movimentação de terra, tragando parte do porto e de seus equipamentos para dentro do Rio Amazonas, além de fazer cinco vítimas fatais.  Os prejuízos estimados foram em torno de R$ 670 milhões. 
b) Um incêndio de grande proporção atingiu uma área de 26 mil metros quadrados, no bairro Perpétuo Socorro em Macapá, no dia 23 de outubro de 2013. Pelo menos 250 casas foram atingidas pelo fogo, o que totalizou mais de 1000 pessoas que foram alojadas em escolas e ginásios.
c) O nível do rio Araguari, em Ferreira Gomes, subiu 5,5 metros, segundo a Defesa Civil, e invadiu em poucos minutos ruas e imóveis no município, na manhã do dia 7 de maio de 2015. A água inundou residências e prédios públicos. A enchente aconteceu após a liberação do volume de água represada na Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, uma das três existentes ao longo do rio Araguari.
d) A mortandade de peixes ocorrida na sexta-feira 13 de novembro de 2015, é a quarta em menos de um ano no município de Ferreira Gomes às margens do rio Araguari. Em 2014, a Ferreira Gomes Energia chegou a ser multada em R$ 20 milhões após um laudo do Instituto de Meio Ambiente constatar que a abertura inadequada das comportas da hidrelétrica elevou o nível de oxigenação da água.
e) A Polícia Civil concluiu em 06 de novembro de 2014, o inquérito que investigou a explosão de uma embarcação no porto do Perpétuo Socorro no dia 11 de abril do mesmo ano, que causou o incêndio de mais seis barcos e a morte de três pessoas. O inquérito concluiu que a explosão aconteceu quando os tripulantes tentavam usar a carga de uma bateria de caminhão para funcionar o motor, prática conhecida como “chupeta”.


04. Sobre o Marabaixo, marque a alternativa INCORRETA:
a) Associado às festividades de devoção a santos católicos, o Marabaixo, manifestação que congrega dança, música e canto, é, na atualidade, relacionado à identidade social do estado do Amapá.
b) Com forte ocorrência na capital, notadamente nos bairros de Laguinho e Favela, e na comunidade de Curiaú, localizada a 8 km de Macapá, o Marabaixo também pode ser encontrado no interior do estado, com destaque para o município de Santana, onde a cultura do Marabaixo é muito forte. 
c) Não se sabe ao certo a origem do termo Marabaixo e há várias versões sobre seu surgimento. Uma delas, é que o Marabaixo seria criação de negros africanos trazidos, em meados do século XVIII, para a construção da Fortaleza de São José de Macapá e que, por isso, reflete nas letras seus lamentos e, no ritmo, o balançar do navio no longo trajeto pelo Oceano Atlântico, mar-a-baixo.
d) A manifestação está diretamente ligada a lugares ocupados por populações negras, cujas narrativas remetem ao processo de ocupação do território do Amapá, a exemplo da reforma urbana ocorrida na década de 1940, quando os negros que residiam na área central da capital foram removidos para uma região mais afastada a fim de dar espaço a uma “nova” cidade. 
e) O que hoje é chamado de Ciclo do Marabaixo — instituído pela Lei Estadual nº 0845/2004 — tem início no Sábado de Aleluia e estende-se até as festividades dedicadas ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, comemoradas quarenta dias após o Domingo de Páscoa. Inserido no calendário cultural do Amapá, os grupos praticantes recebem apoio e incentivo financeiro dos órgãos governamentais.


05. Sobre o estado do Amapá, marque a alternativa INCORRETA:
a) O Amapá está localizado no extremo Norte do Brasil, faz parte da vasta região Amazônica, e oficialmente da Região Norte do Brasil.
b) A linha do Equador passa ao sul do estado, na cidade de Macapá, capital do Estado e é banhada pelo braço norte do rio Amazonas.   
c) São Conseqüências do excessivo crescimento populacional amapaense: constantes ocupações de terrenos, expansão horizontal acelerada da cidade, crescimento das atividades informais, aumento da oferta de empregos, violência urbana, ocupação descontrolada das áreas de ressacas, etc. 
d) Segundo dados do IBGE 2015, a população amapaense é hoje de aproximadamente 722 mil habitantes, sendo que mais de 70% se concentra no sudeste do estado. Macapá, Santana e Laranjal do Jari são as cidades mais populosas.
e) O Amapá é um dos estados Brasileiros que mais recebeu imigrantes. Os principais atrativos econômicos para a migração: Criação da ALCMS, Implantação do estado do Amapá, comércio e extrativismo mineral.


06. Sobre o plantio de soja no Amapá, marque a alternativa INCORRETA:
a) Quatro inquéritos criminais na Delegacia do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil do Amapá apuram a existência de possíveis plantações em áreas proibidas ao longo do cerrado amapaense. 
b) As investigações são desdobramentos de denúncias relatadas pela Pastoral da Terra, que apontou o cultivo de soja em terrenos não autorizados e fora do período permitido em licenças.
c) As investigações descobriram que as irregularidades são mais comuns ao longo das rodovias. Foram encontrados plantios em desobediência às licenças na AP-070, AP-340 e BR-210. Todas ficam em região de floresta Amazônica, entre Macapá, Tartarugalzinho, Itaubal e Porto Grande.
d) A Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) do Amapá informou que repudia qualquer possibilidade de ação de irregularidade praticada por algum filiado e frisa que utiliza os meios legais para plantar grãos no estado, o que seria uma das condicionantes para a venda da produção amapaense a outras regiões.
e) O Amapá por sua posição geográfica privilegiada em relação aos mercados internacionais, e pela disponibilidade de terras baratas, faz parte hoje da expansão da fronteira agrícola brasileira na Amazônia.


07. Sobre a Zona Franca Verde, marque a alternativa INCORRETA:
a) A Zona Franca Verde de Macapá e Santana poderá ser instalada em 2017 no Amapá, segundo informou o senador amapaense Randolfe Rodrigues. 
b) A proposta com a Zona Franca Verde também é aumentar a utilização e investimentos no porto de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, por ser a principal via de escoamento do estado com grandes mercados consumidores.
c) Depois do decreto ser assinado pela presidente Dilma Rousseff, indústrias poderão se instalar no Amapá e produzir a partir da extração, coleta, cultivo ou criação de animais no estado.
d) A proposta da Zona Franca Verde é conceder incentivos fiscais para indústrias de beneficiamento dos recursos ambientais e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral.
e) A expectativa é de que com a criação da Zona Franca Verde, o estado comece a reverter o quadro de crise econômica. Em 2015 foram demitidos 4,4 mil trabalhadores com carteira assinada.

Gabarito 
01. E 02. D 03. A 04. B 05. C 06. C 07. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário