terça-feira, 24 de novembro de 2015

Atualidades - Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes/AP

UHE Ferreira Gomes
A Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes contribuirá para o desenvolvimento do Estado do Amapá. A UHE terá capacidade de gerar 252 Mwh (megawatts-hora) de energia elétrica, o suficiente para atender a uma cidade de cerca de 700 mil habitantes.
O cronograma oficial prevê o início da operação em 2015, mas a empresa Ferreira Gomes Energia está trabalhando para antecipar este cronograma, trazendo assim mais desenvolvimento para o Estado. O Amapá ganhará energia nova de fonte renovável e não poluente. Com o apoio do poder público, serão gerados em média, ao longo das obras, mais de 2 mil empregos diretos e outros 6 mil indiretos, especialmente em setores como serviços de comércio e gêneros alimentícios, material de uso na construção civil e programas ambientais.
UHE Ferreira Gomes - Informações Técnicas
DISTÂNCIA DA FOZ: 224,3KM
ÁREA DE DRENAGEM: 30850 KM²
Localização: Bacia do Rio Araguari, em Ferreira Gomes (AP)
Coordenadas geográficas: 51º11’41,071ºW / 00o51’20,126ºN.
Vazão: 938 m³/s
Área Alagada: 17,7 km²
Queda d’água: 18,04 metros
Nível de montante: 21,3 metros
Nível de jusante: 4,12 m
Potência: 252 MW.
Energia firme: 149,16 MW
Turbinas: 03 turbinas Kaplan de eixo vertical
Reservatório: 17,72 km².

Obra

A construção da Usina Hidrelétrica significa um amplo esforço de engenharia e logística. Requer tecnologia de ponta e um projeto cuidadoso com base em estudos sobre o solo, o regime de chuvas, a fauna e a flora da região, características e vazão do rio.
A implantação do canteiro de obras teve início em novembro de 2011. Os preparativos para a ensecadeira mobilizaram cerca de 200 profissionais, entre pedreiros, topógrafos, técnicos e engenheiros. A ensecadeira é uma estrutura provisória, feita com o objetivo de liberar a área necessária à construção das estruturas da usina hidrelétrica, vertedouros (comportas) e casa de força.
Em março de 2012, as obras da futura Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes entraram em um novo momento. Com o encerramento da escavação no leito do rio Araguari, iniciou-se a concretagem da área de montagem, espaço no qual, durante a implantação do empreendimento, serão montadas as turbinas antes de sua instalação na casa de força. A área de montagem, durante a operação da usina, servirá como um pátio para a manutenção do maquinário associado à geração.

Geração de energia

A UHE está localizada na Bacia do Rio Araguari e terá capacidade de gerar 252 MW de energia elétrica. O regime de operação da UHE Ferreira Gomes será do tipo fio d‘água, isso significa que após o enchimento do reservatório, de área total de 17,7 quilômetros quadrados, não haverá alteração na vazão do rio Araguari após a Usina.
A energia gerada pela Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes será consumida em boa parte pela população do Estado do Amapá. Ao antecipar o cronograma oficial, a Ferreira Gomes Energia contribuirá para que a população tenha de forma antecipada acesso a essa energia mais limpa, renovável e de qualidade. Com a conexão do Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o Amapá terá à disposição oferta de energia de todo o País.
O SIN é uma espécie de malha integrada de linhas de transmissão espalhadas por todas as regiões. A partir da interligação do Amapá ao SIN, a energia gerada na região irá compor o volume total disponível no Brasil. Teoricamente, essa energia local estará acessível a todas as regiões, o que fará do Amapá um exportador após utilizar o volume necessário para o dia a dia.
Pelo contrato de concessão com o Governo Federal, a Ferreira Gomes Energia está obrigada a disponibilizar para o SIN 70% do que produzir. Os outros 30% poderão ser vendidos no chamado Mercado Livre para grandes consumidores, como indústrias. Em conjunto com a Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Mineração (Seicom) e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a companhia está desenvolvendo estudos que possibilitarão que 30% da energia produzida sejam comercializados no próprio Amapá.

Nossa História

A Ferreira Gomes Energia é um dos principais investimentos em geração do Grupo Alupar Investimento S/A. O grupo é uma holding com atuação no setor de energia, mais especificamente nos segmentos de transmissão e geração. Atualmente, a companhia detém um total de 5.665 km de linhas de transmissão de energia distribuídas em 20 empresas, e também 7 empresas de geração, sendo 6 usinas hidrelétricas e um projeto eólico composto por 10 parques, totalizando uma capacidade instalada total de 663MW (mega watts). A Ferreira Gomes Energia responde por cerca de 38% dessa capacidade de geração.
A Alupar desenvolve e investe em projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e em países da América Latina. É líder de mercado no segmento de transmissão em termos de rentabilidade em comparação com as demais companhias abertas do setor no Brasil. A empresa é também a maior companhia 100% privada do setor.
A Companhia integra um conglomerado que atua há 50 anos em atividades de transmissão e geração de energia elétrica, prestação de serviços de engenharia e construção para os segmentos de infraestrutura, operação de serviços de telecomunicações e TV a cabo e fabricação de estruturas e pré-moldados de concreto.
A Alupar conta com sistemas de transmissão em operação nos Estados do Pará, Maranhão, Santa Catarina, Piauí, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. Por meio da Transchile, é responsável por construir e operar um sistema de transmissão de energia no Chile.
Em relação às usinas hidrelétricas, a Companhia venceu licitações em 2005 para a construção e operação de duas usinas hidrelétricas, UHE São José e UHE Foz do Rio Claro, com capacidade instalada de 51,0MW e 68,4MW, respectivamente. A primeira localiza-se no Estado do Rio Grande do Sul e a segunda, em Goiás.
A Alupar também possui geração de energia no Estado de São Paulo. Em 2007, adquiriu autorização para a construção e operação de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), com capacidade instalada de 30,0MW, cada uma. A energia a ser produzida pelas UHE‘s e PCH‘s controladas pela Alupar, incluindo a de Ferreira Gomes, será transmitida às empresas distribuidoras por sistemas próprios ou de terceiros.

http://www.ferreiragomesenergia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário