quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Geografia - Demografia Brasileira

20 maiores populações mundiais


Censo demográfico
censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.


Censo demográfico por estados


Crescimento vegetativo
crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em permilagem. O Crescimento natural pode ser:
Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes.
Negativo: Quando o número de nascimentos é menor que o de mortes.
Nulo: Quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.

Crescimento vegetativo brasileiro


Taxa de fecundidade



Ranking da fecundidade brasileira


Incremento médio anual da população 


Taxa de urbanização






Etnias no Brasil



Densidade demográfica


Maiores densidades do mundo


Densidade demográfica no Brasil




Transição demográfica
É um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.
Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana.


Pirâmide etária
Também conhecida como pirâmide demográfica, é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população, em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional.
Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo (esquerda homens, direita mulheres); a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).


Pirâmides etárias do Brasil









Evolução das faixas etárias



Evolução da pirâmide etária no Brasil e América Latina




*Material utilizado na aula sobre demografia brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário