segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Geografia do Amapá - Exercício 2

01. (PM/AP 2007) Em 04 de fevereiro de 1758 foi elevada à categoria de vila, a Cidade de São José de Macapá. Portanto, no próximo ano, a capital do Estado do Amapá estará comemorando 250 anos de história, registrada em parte, em formas arquitetônicas e no seu processo de produção espacial que vem se intensificando nessas últimas décadas.

Com base no texto e nos conhecimentos geográficos sobre a cidade de Macapá, avalie as afirmativas abaixo.

I - A Igreja de São José e a Fortaleza de São José de Macapá representam as formas espaciais que marcam a transformação do Amapá em Território Federal, cujo principal objetivo foi defender as fronteiras da região amazônica frente à cobiça e ameaças estrangeiras.
II - A partir da década de 1990, a cidade de Macapá conhece um grande crescimento populacional e um intenso processo de expansão urbana, gerado em parte, pelo fluxo de imigrantes atraídos, sobretudo, pelo recém-criado Estado do Amapá e por políticas de desenvolvimento econômico como, por exemplo, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana.
III - A cidade de Macapá possui uma posição geográfica singular no mundo, pois está localizada na margem direita do maior rio do planeta e é cortada pela linha imaginária do Equador, que divide o mundo em oriente e ocidente.
IV - O fraco desenvolvimento econômico e a grande concentração da população do estado na cidade de Macapá têm provocado grandes problemas urbanos de ordem sócioambiental, verificados através da ocupação de espaços impróprios para moradias como, por exemplo, as áreas de várzea e de ressaca. Entre as afirmativas corretas, incluem-se,

a) apenas I, II e III.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas II e IV.
d) apenas I e III .
e) todas as afirmativas.

02. (CFS – PM/AP – 2008) O Amapá, em seu processo de ordenação espacial, sofreu grande influência de grandes projetos privados e públicos, que foram implantados, sobretudo, ao longo da segunda metade do século XX. Sobre as informações acima, analise as três assertivas abaixo e, de forma correspondente, marque a alternativa CORRETA quanto aos projetos e respectivas regiões do Amapá que as influenciaram.

I. Na década de 1950 teve início no ex-Território do Amapá, um projeto de exploração de grandes jazidas de manganês. Para poder viabilizar a exportação desse minério, foi necessária a construção da Estrada de Ferro do Amapá – EFA, o porto de Santana e dois núcleos urbanos planejados.

II. Em 1967, iniciou-se um projeto que teve, a princípio, o objetivo de integrar atividades florestais, agrícolas, minerais e industriais. Esse projeto ainda se estrutura em torno de dois núcleos urbanos principais: a cidade planejada de Monte Dourado (PA) e a cidade de Laranjal do Jarí (AP); gerada de ocupação espontânea.

III. No ano de 1985 teve início um projeto que foi concebido com a finalidade de proteger e fiscalizar o movimento na área de fronteira setentrional do país, através de ações nos setores de infra-estrutura viária, energética e de comunicações.

a) I - Projeto Jarí na região central; II - Projeto Icomi na região Sul e o III - Projeto Calha Norte na região norte do Amapá.
b) I - Projeto Icomi na região central; II - Projeto Jarí na região Sul e o III - Projeto SIVAM na região Norte do Amapá.
c) I - Projeto Icomi na região central; II - Projeto Jarí na região Sul e o III - Programa Calha Norte na região norte do Amapá.
d) I - Projeto Jarí na região norte; II - Projeto Icomi na região Sul e o III - Programa Calha Norte na região central do Amapá.
e) I - Projeto Jarí na região sul; II - Projeto Icomi na região norte e o III - Programa SIVAM na região central do Amapá.

03.
Macapaba

É manhã
Brilho de fogo sob o sol do novo dia
Meu talismã, a minha fonte de energia.
Oh deusa do meu samba,
A flor de Macapá
No manto azul da fantasia
Me faz mais forte, extremo Norte
A luz solar ilumina meu interior
Vou viajar na Linha do Equador
Emana ao meio do mundo a beleza
A força da mãe natureza, é Macapaba
O rio Beijando o Mar, encontro das águas Marejando meu olhar.

Cláudio Russo; Carlinhos Detran; J. Veloso; Gilson Dr; Kid; Marquinhos. Equinócio Solar, Viagens Fantásticas do Meio do Mundo, 2008.

Neste trecho do samba enredo da escola de Samba Beija-flor de Nilópolis do Rio de Janeiro, os autores cantam as belezas dos atrativos naturais e culturais do Amapá. Sobre eles é CORRETO afirmar que:

a) Brilho de fogo faz referência ao nome popular de um tipo de vaga-lume endêmico da região da Serra do Navio.
b) Macapaba significa terra de abundância de bacabas e era o nome da tribo indígena que habitava o local onde hoje se localiza a cidade de Macapá.
c) Devido a sua localização geográfica, a cidade de Macapá recebe grande incidência de luz solar durante os meses de Junho e Dezembro quando ocorrem os Equinócios.
d) A linha imaginária do Equador, que corta a cidade de Macapá, separa a Terra em dois hemisférios o Oriental e o Ocidental.
e) O rio beijando o mar é a expressão poética do Amazonas, em sua foz, desaguando no Oceano Atlântico o seu enorme volume hídrico e de sedimentos.

04. (PM/AP 2002) A promoção do Desenvolvimento Sustentável enquanto política pública apresenta desafios que precisam ser enfrentados e superados. No que se refere à realidade atual do Estado do Amapá pode ser considerado como desafio:
a) o isolamento geográfico uma vez que o Amapá não possui nenhuma via de comunicação com os demais estados do Brasil.
b) a excessiva concentração demográfica nos municípios de Macapá e Santana, pressionando os serviços sociais ligados à educação, à saúde e ao saneamento básico.
c) a falta de áreas adequadas para o desenvolvimento do setor produtivo.
d) a exploração predatória que provocou o esgotamento dos recursos minerais em todo o Estado.
e) a baixa densidade populacional, considerada uma das menores do Brasil.

05. (PM/AP 2002) A economia do Estado do Amapá é diretamente dependente:
a) da Área de Livre Comércio.
b) do crescimento populacional.
c) da importação de matéria-prima.
d) dos recursos naturais locais.
e) do extrativismo mineral.



06. (Oficial PM/AP 2010 - Modificada) A área em destaque no mapa refere-se a quatro municípios do norte do Amapá. Em relação as suas características é correto afirmar que o
I. Oiapoque: Estratégico para o país, por ser o único município brasileiro que faz fronteira com a Guiana Francesa. Em seu território estão demarcadas áreas protegidas, como as indígenas (Galibi, Juminã e Uaçá) e as unidades de conservação (os Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange).
II. Amapá: Único Município Amapaense onde foi criada uma república independente (República do Cunani). Em seu território são exploradas: a agricultura, a pecuária, a garimpagem e a pesca. Seus principais atrativos turísticos são a praia do Goiabal e a Cachoeira Grande.
III. Calçoene: Município onde ocorreu a disputa por território entre Brasil e França, e onde foi construída uma Base Aérea que deu apoio aos norte-americanos na segunda Guerra Mundial. Suas principais atividades econômicas são a pecuária extensiva e a pesca.
IV. Pracuúba: Um dos municípios mais novos, foi criado após a transformação do Amapá em Estado e devido aos seus ambientes naturais constitui um dos pólos pesqueiros mais importantes do Estado.

Estão CORRETAS:
(a) Apenas I, II e IV.
(b) Apenas I e III.
(c) Apenas III e IV.
(d) Apenas II e III.
(e) Apenas a IV

07. O processo de construção do espaço amapaense apresenta em seu histórico períodos de fragmentação, entretanto, foi entre os anos de 1987 e 1994 que essa ação se intensificou com a criação de 11 (onze) municípios. Assinale a opção em que se apresentam as causas do fenômeno da fragmentação territorial do Amapá neste período.
a) A transformação do Amapá em Estado, a construção de centros administrativos e a garantia de verbas federais ao Estado.
b) A instalação das Câmaras Municipais, as reivindicações políticas das elites locais e garantia de verbas federais aos municípios.
c) A abertura de concursos públicos municipais, a garantia de verbas estaduais aos municípios e a criação de Câmaras Municipais.
d) A transformação do Amapá em Estado, as reivindicações políticas das elites locais e a garantia de verbas estaduais aos municípios.
e) A transformação do Amapá em Estado, a instalação das Câmaras Municipais e a garantia das verbas federais ao Estado.

08. (Oficial PM/AP 2004) O consumo de energia elétrica, no estado do Amapá, é decorrente de vários fatores econômicos, políticos e sociais. Dentre eles, encontram-se o crescimento demográfico e a implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS).

De acordo com o texto e a partir da análise da tabela, identifica-se uma característica expressa na seguinte afirmativa:
a) o consumo de energia elétrica, nos setores comercial e industrial, aumentou consideravelmente em decorrência da implantação da ALCMS .
b) o crescimento do consumo energético comercial ocorreu, principalmente, com a expansão do mercado informal.
c) o consumo de energia elétrica residencial aumentou consideravelmente em função do crescimento demográfico do estado.
d) o consumo de energia industrial aumentou proporcionalmente ao consumo de energia residencial, em função da implantação de novas fábricas.
e) o crescimento do consumo energético industrial ocorreu em detrimento da implantação de fábricas de beneficiamento de palmito no Amapá.

09. (Oficial-Enfermeiro PM/AP 2010) “[As silvivilas são] alojamentos implantados no meio da floresta a ser ocupada pelo plantio de espécimes voltados para a celulose (...). Foram construídas residências, escolas, supermercados, centros de saúde, termoelétricas, providenciando abastecimento de água para os trabalhadores (...)”

(PORTO, Jadson. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais – 1943 a 2000. Macapá: Edição do Autor, 2007, p. 75).

O texto acima caracteriza as silvivilas que foram implantadas a partir do
a)) Projeto Jari.
b) Projeto ICOMI.
c) Programa Grande Carajás.
d) Projeto Trombetas.
e) Projeto Albrás-Alunorte.

10. (Oficial-Enfermeiro PM/AP 2010 - Adaptada) Em relação aos domínios florísticos do Amapá pode-se afirmar que:
a) floresta de várzea corresponde aos campos inundáveis, estendendo-se do Cabo Orange à foz do rio Jari.
b) manguezais são ecossistemas estritamente ligados às condições litorâneas e floresta de médio porte.
c) floresta de terra firme representa o ambiente regulador das condições naturais e é representada por formas campestres.
d) cerrado corresponde ao tipo de vegetação mais representativo do Estado, com aproximadamente 2/3 do seu território.
e) campos de várzea localizam-se nas margens dos rios e são regulados pelos regimes de marés.


Gabarito 
01. C 02. C 03. E 04. B 05. D 06. E 07. D 08. C 09. A 10. E 



www.geografiaeanarquia.blogspot.com

4 comentários:

  1. Professor. A 6 a alternativa I ta errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Laranjal do Jari também possui divisas com a Guiana Francesa.

      Excluir
    2. Sim. Laranjal do Jari tem fronteiras com a Guiana Francesa.

      Excluir
  2. Professor. A 6 a alternativa I ta errada?

    ResponderExcluir