domingo, 24 de maio de 2020

Geografia do Amapá – Rochas e minérios – Exercício 1

01. (Rodrigo Bandeira – 2019) Julgue os itens abaixo sobre a Geologia Amapaense:
I. No contexto geológico regional, o território amapaense está inserido na porção norte da Plataforma Amazônica.
II. Há no Amapá uma predominância de terrenos muito novos que estão localizados, principalmente, no interior do estado.
III. No território amapaense existem duas unidades geotectônicas que recebem as denominações de Crosta Antiga e Coberturas de Plataforma.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III

02. (Rodrigo Bandeira – 2019) Marque a alternativa que apresenta as duas grandes unidades geológicas que formam o território amapaense, o escudo cristalino e a bacia sedimentar:
a) Escudo Nordestino e Bacia Sedimentar do Pantanal
b) Escudo Brasileiro e Bacia Sedimentar Amazônica
c) Escudo Central e Bacia Sedimentar do Paraná
d) Escudo das Guianas e Bacia Sedimentar Amazônica
e) Escudo das Guianas e Bacia Sedimentar do Parnaíba

03. (Rodrigo Bandeira – 2019) Qual o nome da Formação Geológica existente no Amapá, que corresponde a um planalto arenítico de idade terciária, sobre a qual está localizada grande parte da área urbana da capital Macapá e predomina o ecossistema do Cerrado?
a) Formação Curuá
b) Formação Trombetas
c) Formação Barreiras
d) Formação Alter do Chão
e) Complexo Guianense

04. (Rodrigo Bandeira – 2019) O fato de o Amapá estar localizado no centro da Placa Tectônica Sul-Americana tem como uma de suas consequências em território amapaense:
a) A predominância da ação de agentes externos do relevo.
b) A predominância da ação de agentes internos do relevo.
c) A ausência de processos intempéricos e erosivos.
d) A total inexistência de tremores na crosta amapaense.
e) Atividades vulcânicas intensas que causam grandes transformações.

05. (Rodrigo Bandeira – 2019) Julgue os itens sobre o Domínio Geotectônico da Crosta Antiga que forma parte do território amapaense:
I. O Domínio da Crosta Antiga ou Escudo Cristalino localiza-se na porção interior do estado ocupando a porção centro-oriental do Amapá.
II. Terrenos arqueanos, pertencentes ao Complexo Guianense, terrenos tipo greenstone belt, do Grupo Serra Lombarda e terrenos da Suíte Metamórfica Vila Nova formam esse domínio.
III. Esse domínio apresenta a menor área dentro do território amapaense representando menos de 30% da área total do estado.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I
b) II
c) I e III
d) II e III
e) Todas

06. (Rodrigo Bandeira – 2019) Marque a alternativa que corresponde às idades geológicas dos principais terrenos que formam a Crosta Antiga do território amapaense:
a) Terrenos sedimantares paleozóicos e cenozóicos
b) Terrenos cristalinos terciários e mesozóicos
c) Terrenos cristalinos arqueanos e paleoproterozóicos
d) Terrenos sedimentares proterozóicos e quaternários
e) Terrenos  cristalinos arqueanos e paleozóicos.

07. (Rodrigo Bandeira – 2019) Julgue os itens sobre o Domínio Geotectônico das Coberturas de Plataformas que formam parte do território amapaense:
I. O Domínio das Coberturas de Plataformas está localizado, em sua maior parte na porção costeira do Amapá, desde o sul até o norte do estado.
II. Formam o domínio: Formação Trombetas (siluriana), Formação Curuá (neodevoniana), Formação Alter do Chão (cretácea), Formação Barreiras (terciária), além dos sedimentos aluvionares quaternários.
III. Esse domínio representa menos de 30% do estado do Amapá, porém a maior parte dos núcleos urbanos, incluindo a capital, localizam-se nele.
Está(ão) correta(s):
a) I
b) II e III
c) I e III
d) I e II
e) Todas

08. (Rodrigo Bandeira – 2019) Marque a alternativa que corresponde às idades geológicas dos principais terrenos que formam as Coberturas de Plataformas do território amapaense:
a) Terrenos cristalinos paleozóicos e terciários
b) Terrenos sedimentares paleozóicos e meso/cenozóicos.
c) Terrenos cristalinos arqueanos e paleo-proterozóicos
d) Terrenos sedimentares proterozóicos e quaternários
e) Terrenos sedimentares arqueanos e paleozóicos.

09. (Rodrigo Bandeira – 2019) Julgue em Verdadeiras ou Falsas as afirmações abaixo sobre a estrutura geológica amapaense:
I. As Sequências Sedimentares Meso/Cenozóicas ocupam em torno de 27, 32% do estado, o que corresponde a aproximadamente 39.184,83km².
II. As Sequências Sedimentares Paleozóicas ocupam em torno de 2, 33% do estado, o que corresponde a aproximadamente 3.345,78km².
III. As Sequências Metavulcanossedimentares tipo greenstone belt ocupam em torno de 7,80% do estado, o que corresponde a aproximadamente 11.194,77km².
IV. Os Complexos de Médio a Alto Grau ocupam em torno de 62,55% do estado, o que corresponde a aproximadamente 89.728,32km².
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V – V – V – V
b) F – F – F – F
c) V – F – V – F
d) F – V – F – V
e) V – V – F – F

10. (Rodrigo Bandeira – 2019) “... o Estado do Amapá, apesar de ainda ser pouco conhecido do ponto de vista geológico, desponta com uma vocação metalogenética altamente significativa, evidenciada pelas suas importantes jazidas de manganês de Serra do Navio (em fase de exaustão); de cromo na região do médio curso do rio Vila Nova (Bacuri); de ouro nas regiões do Lourenço (Salamangone e Yoshidome) e médio curso do rio Vila Nova (Vicente Sul e Santa Maria); de caulim na região do baixo curso do rio Jari (morro do Felipe), além de outros depósitos minerais menos expressivos, tais como os de cromo do igarapé do Breu; de ferro das regiões do Tracajatuba, da serra das Coambas (serra do Cupixi) no alto curso do rio Cupixi e de Santa Maria, no médio curso do rio Vila Nova; e de bauxita no sul do Estado (serra do Acapuzal) e na região de Igarapé do Lago...”.
O fragmento de texto acima foi retirado do Zoneamento Econômico e Ecológico do estado do Amapá feito pelo IEPA.
Marque a alternativa que corresponde a um recurso mineral não metálico largamente explorado no Amapá:
a) Ouro
b) Ferro
c) Manganês
d) Caulim
e) Alumínio


YouTube: Rodrigo Bandeira – Geografia Libertária
Whatsapp (96) 981224590


Gabarito:
01. E 02. D 03. C 04. A 05. B 06. C 07. E 08. B 09. A 10. D 


Nenhum comentário:

Postar um comentário