terça-feira, 6 de outubro de 2020

A situação energética do Amapá atual.

Nos últimos anos foram implantadas no Amapá três novas hidrelétricas, que juntamente com a já existente, são hoje quatro usinas funcionando e produzindo energia no estado. 

Hoje, o Amapá tem produção excedente ao consumo quando se trata de energia elétrica, ou seja, o estado produz muito mais energia elétrica do que consome. Só a usina de Ferreira Gomes produz energia para 700 mil pessoas, segundo o site da própria usina, e ela nem é a mais potente, posição ocupada pela hidrelétrica de Laranjal do Jari. 

Então, o que explica o racionamento energético vivido pelo Estado do Amapá? 

Como vimos, quando se trata de produção, o Amapá produz excedente energético, no entanto, o grande problema está na distribuição dessa energia elétrica para a população do Estado que é feita pela CEA, empresa pública que há décadas vem sendo sucateada e hoje sofre para conseguir manter um fornecimento de luz firme e segura para o povo amapaense.

Por outro lado, grande parte da energia elétrica produzida no Amapá é exportada para outras partes do país por meio do Linhão de Tucuruí, que chegou ao Estado no ano de 2015, quando pensávamos que o Linhão viria para trazer energia, quando, na verdade, veio foi para levar a energia produzida no Amapá. 

Por fim, temos hoje graves problemas energéticos, que já vêm de longa data, e pagamos uma energia elétrica caríssima e de péssima qualidade. Infelizmente, isso é a cara do Amapá.


Rodrigo Bandeira

Um comentário: